Vendas no comércio caem em março

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O número de consultas ao banco de dados do SPC Brasil, que reflete o nível de atividade no comércio para compras parceladas, recuou 4,83%, em relação ao ano passado. Este é o pior resultado já registrado desde janeiro de 2012, início da série histórica do SPC Brasil. Para os líderes da CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, o resultado representa a tendência de desaquecimento da atividade varejista, observada a partir de março de 2013, influenciada principalmente pela escalada dos juros, inflação alta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador brasileiro.
Em relação ao mês de fevereiro, as vendas a prazo subiram 4,18%. Apesar da variação positiva, este foi o menor crescimento para o mês já registrado na base de dados do SPC Brasil desde 2012. Este resultado já era parcialmente aguardado pelos comerciantes brasileiros que, por conta do feriado de carnaval, sentiram diminuir o fluxo de consumidores nas lojas nas primeiras semanas de março. “É um desempenho natural, tendo em vista que este ano o feriado caiu em março, e não em fevereiro, como aconteceu em 2013. O carnaval paralisa praticamente o comércio em todo país, além de movimentar apenas segmentos específicos. Mas mesmo descontando esse efeito do carnaval, foi um trimestre fraco de vendas.”, explica Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL.