O canal para quem suspira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Vendas no comércio crescem 10,6%



Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas do comércio varejista cresceram 10,6% no primeiro semestre de 2008, em comparação ao mesmo período do ano passado. Para um semestre, esse foi o resultado mais positivo desde 2000, ano de início da série histórica.

 

Para a Associação Comercial e Empresarial do Brasil (Aceb), o resultado da pesquisa não foi surpreendente. “Observando o aumento da renda de grande parte da população, era previsto que esta parcela passasse a recorrer ao comércio com mais freqüência”, afirma Irineu de Ascenção, diretor de relações institucionais da Associação.

 

Para o executivo, anteriormente as pessoas consumiam apenas produtos e serviços destinados às necessidades básicas, mas essa realidade está mudando. Ainda segundo a pesquisa do IBGE, as vendas mantiveram o ritmo de crescimento que era observado há quatro meses. Em junho, por exemplo, as vendas no varejo cresceram 1,3% em comparação ao mês anterior. Já em relação ao mesmo período de 2007, a alta foi de 10,1%.

 

Dez segmentos foram pesquisados. Dentre eles, o que ganhou destaque foi o setor de combustíveis e lubrificantes, que apresentou crescimento de 2,1% em junho, em comparação ao mês anterior. Veículos e motos e vestuário, tecido e calçados apresentaram alta de 1,7% no volume de vendas, também sob comparação ao mês de maio. Logo atrás aparecem os setores de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, todos com alta de 0,4%.

 

Para o diretor da Aceb, esse é o ano propício para que os recordes relacionados às vendas sejam quebrados. Por esse motivo, ele não irá se surpreender se 2008 for o ano mais positivo para o comércio varejista, em comparação aos anos anteriores. “A economia nacional está passando por uma fase bastante positiva e todas as classes sociais estão sendo beneficiadas. Não será surpresa se este resultado se mantiver ou melhorar até o final do ano”, aposta Ascenção.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima