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Vendeu? Aí vem o erro mais comum

As empresas se preocupam em conquistar o cliente, proporcionam bom atendimento e experiências que se destacam na percepção do cliente. Aí vem a decisão de compra, o cliente fecha o negócio e as duas partes saem ganhando. Certo? A verdade é que não é bem assim… O relacionamento com o cliente não acaba após a venda. Como saber se o cliente saiu ´ganhando´ e realmente está satisfeito com o produto ou serviço comprado? A resposta é simples: com ações de pós-venda que monitorem o grau de satisfação dele com relação à compra. A proximidade com o cliente nessa etapa é crucial para que ele volte a comprar com a empresa. Afinal, quando é demonstrado o interesse por sua opinião, o consumidor se sente mais importante e até mais confiante. Nesse sentido, é importante prezar pelo bom atendimento no pós-venda, para estar próximo do consumidor, e também agir rápido quando houver insatisfação.
Para Simão Luiz Kovalski, gerente executivo da diretoria de clientes pessoa física do Banco do Brasil, o atendimento após a venda é importante para construir um relacionamento duradouro. “A fidelidade está basicamente atrelada a uma relação de confiança entre as partes envolvidas. O cliente que confiar no serviço da empresa tende a se tornar um consumidor frequente e, melhor do que isso, um cliente fiel à marca”, comenta. A gerente de costumer experience da Nextel, Lucied Manduca, também acredita que um dos melhores caminhos para conquistar o público, é investimento em ações no pós-venda para se certificar da satisfação e mostrar a ele que está à disposição para atendê-lo. “O cliente sente a segurança de que pode contar com a empresa 24 horas por dia. Ele sabe também que pode obter suporte em uma loja ou obter um rápido retorno caso registre uma demanda on-line”, afirma. 
Mas, quais ações podem ser realizadas no pós-venda? Essa pergunta abre espaço para várias respostas, pois pode ser desde o atendimento ao cliente para monitar a satisfação, até a benefícios como brindes e descontos para que ele volte a comprar. Mas o mais importante em tudo isso é que a proximidade com o cliente seja o objetivo. “Estar com contato constante com ele é o fundamental: saber se tudo correu bem, ver se ele ficou satisfeito com a compra do produto e do serviço fazem parte do processo. E não apenas isso, o que for apontado pelo cliente deve ser considerado na melhoria de processos internos”, sugere Marcos Hiller, coordenador do MBA em marketing, consumo e mídia on-line da Trevisan Escola de Negócios e autor do livro ´Branding: A Arte de Construir Marcas´. 
Dentro disso, para manter essa proximidade com o cliente até mesmo depois da compra, se vê cada vez mais necessário o multicanal. Afinal, eles estão cada vez mais conectados e informados, e a empresa tem que acompanhá-lo. Foi pensando nisso que a Positivo Informática investiu em ações de atendimento por diversos canais após a venda. “Estamos em contato com os clientes em diversos canais, entre eles o telefone, e-mail, chat e redes sociais, para sanar dúvidas, receber sugestões ou ajudar com alguma dificuldade. Temos canais especializados e dedicados para cada tipo de cliente ou demanda: consumidores, revendas, mídias sociais, órgãos de defesa do consumidor e imprensa”, conta Marielva Andrade Dias, vice-presidente de operações. Dar atenção a esses detalhes é importante pois, quando não é bem atendido ou não é resolvido a sua dúvida, ele não vai pensar duas vezes antes de ir atrás da concorrência. Nesse sentido Hiller acrescenta que o relacionamento no pós-venda deve ser capaz de reconquistar esse cliente insatisfeito. “O bom atendimento é colocar tapete vermelho? Não! É cumprir o que promete, é um sorriso sincero, é olhar no olho do consumidor. Pegou um cliente estressado? Desarme ele, ou seja, se aproprie do problema dele como se fosse seu e resolva”, conclui.

Na sua opinião, qual a importância do relacionamento com o cliente no pós-venda? Responda a enquete do portal ClienteSA.


Confira as matérias do especial:
É preciso estar sempre preparado para atender cliente no canal que ele estiver, mesmo após finalização da compra
Relacionamento com cliente mesmo depois da venda possibilita monitorar nível de satisfação
Clientes buscam benefícios, sejam por meio de brindes ou de serviços bem prestados
É importante avaliar opinião do cliente no pós-venda sobre produtos ou serviços prestados
Pós-venda é oportunidade de demonstrar que se importa com cliente e com sua satisfação
Clientes fortalecem confiança com empresas que realizam ações no pós-venda

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