Visual faz a diferença

0
1


Pesquisas apontam que mais da metade, cerca de 60%, das decisões de compra de itens do segmento de ferramentas elétricas são tomadas no ponto de venda. Desta forma, a valorização deste espaço faz parte das estratégias das empresas para agregar valor ao negócio, já que o ambiente se mostra como grande fonte de estímulos para o consumidor. Um exemplo é o programa que a Divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch implementou há cerca de dois anos. O BSS (Bosch System Specialist) engloba várias ações com objetivo de agregar valor ao negócio dos revendedores.

A exposição de ferramentas e acessórios nas revendas é feita de forma organizada e integrada, em um espaço onde o consumidor tem contato com a linha de produtos e pode encontrar facilmente o acessório ideal para cada ferramenta. Outro ponto fundamental é que toda revenda parceira do BSS possui a linha completa de ferramentas e acessórios Bosch, além dos últimos lançamentos, o que é garantia de que o consumidor, na maioria das vezes, vai encontrar o que procura num único local.

O ambiente BSS, nas revendas, é composto por vários displays, painéis e outros materiais promocionais. Além disso, nas lojas parceiras do programa são feitos pré-lançamentos dos principais produtos. “É o conceito do shop in shop, que não se restringe mais aos home centers, mas se pulveriza em outros estabelecimentos, como as redes tradicionais”, afirma o gerente de Marketing da Unidade de Ferramentas Elétricas da Bosch, Marcelo Cassone.

Outro benefício oferecido pelo programa BSS é realização de treinamentos periódicos aos balconistas das revendas, com o objetivo de aprimorar o conhecimento sobre as ferramentas e acessórios e, desta forma, poder assessorar de forma correta o consumidor. Os compradores das lojas também recebem treinamentos na unidade da Bosch em Campinas. Além disso, a cada dois meses, promotores técnicos da Bosch realizam visitas aos revendedores. As visitas são realizadas com veículos especializados, equipados com toda a linha de ferramentas elétricas, para orientar e divulgar os produtos junto aos consumidores.

Desde que foi criado em 2004 até hoje, o programa BSS já possui 41 revendas parceiras. As lojas que fazem parte do BSS registraram, logo no primeiro ano, um incremento de 25% em média em seu faturamento geral com ferramentas e acessórios.