Cada vez mais, a gestão da informação e conhecimento transforma-se em um recurso valioso para as companhias. A criação de processos que organizem e sistematizem a capacidade da companhia de capturar, armazenar, gerar, criar, analisar, traduzir, compartilhar e fornecer a informação exata de maneira rápida e precisa é um grande desafio. De olho nisso, a Visual Presence, empresa de soluções de Retail Marketing, desenvolveu, o Portal VP Knowledge, ferramenta on-line para monitoramento e reporte das atividades relacionadas ao ponto-de-venda.
O sistema é capaz de agregar e gerenciar dados em bases individuais. Além disso, permite a gestão detalhada dos processos de vendas e a emissão de relatórios personalizados e customizáveis, de acordo com a dinâmica e negócio de cada cliente da Visual Presence. “Essa ferramenta nos orienta em como otimizarmos esforços e onde investirmos com maior acerto nos pontos-de-venda”, diz Guilherme Pierri, gerente de gestão do conhecimento da Visual Presence na América Latina.
O executivo ressalta ainda que a empresa está investindo fortemente para aumentar a base instalada de “smart phones” (conectados ao sistema on-line). Por meio desses aparelhos, operados pela força de vendas da Visual Presence, são coletadas informações como: volume de vendas (market share), variação de preço e estoque de produtos, ações promocionais e de merchandising (Brand Share), roteiro de promotores, treinamentos ministrados, volume de material de merchandising positivado e outros. “Estes dados estratégicos podem ser disponibilizados, em tempo real, para consulta de nossos clientes”, completa Pierri.