Voando nas redes sociais

0
14
A chegada do Verão, as datas comemorativas e a proximidade das férias escolares impulsionam a circulação nos principais aeroportos em todos os cantos do mundo. Para avaliar o resultado deste movimento nas redes sociais, a Socialbakers observou durante um ano, entre agosto de 2016 e julho de 2017, o engajamento não apenas dos principais aeroportos como também companhias aéreas no Facebook, Twitter e Instagram.
Em relação às companhias aéreas, a Lufthansa foi o grande destaque no Facebook. A gigante do setor aéreo alemão registrou 9 milhões de interações durante o período de apuração com apenas 35% dos posts promovidos, confirmando que altos investimentos nem sempre representam estratégias eficientes no universo das redes sociais. A Qatar Airways ficou em segundo lugar ao gerar um engajamento de 8,5 milhões de fãs com 14% dos posts promovidos. A companhia aérea do Oriente Médio tem hoje o maior número de seguidores (13 milhões), enquanto a alemã Lufthansa conta com quase 3 milhões.
Ainda segundo o levantamento, entre os 10 principais aeroportos do mundo, o Changi Airport de Singapura registrou a maior interação do período no Facebook, com 1 milhão de fãs, cerca de 2 mil interações por post. A segunda colocação no quesito interação ficou para o Aeroporto Internacional de Incheon, maior aeroporto da Coreia do Sul, com 352 mil interações (4 mil / post), seguido pelo Aeroporto Internacional Chūbu Centrair, construído em uma ilha artificial perto da cidade de Tokoname, no Japão, que registrou 249 mil interações.
No Instagram não foi diferente: o Changi também foi o grande campeão ao registrar 579 mil interações em suas postagens, enquanto os seus tweets apresentaram quase 14 mil interações, bem atrás de grandes destaques como Aeroporto Internacional Chūbu Centrair com a marca de 477 mil interações em seus tweets, cerca de 260 por tweet, seguido pelo Aeroporto de Londres Heathrow (Inglaterra), Aeroporto de Vancouver (Canadá) e Aeroporto Internacional de Dubai. O Aeroporto Internacional de Incheon foi o segundo colocado no Instagram, seguido pelo Aeroporto de Munique na Alemanha.
O estudo levou em conta as companhias aéreas listadas no World Airline Ranking da Skytrax (composto com base nos resultados de uma pesquisa de satisfação dos passageiros) e os aeroportos foram selecionadas segundo o ranking da Forbes, por lucro total.