Você já ouviu falar em FoIP?

0
2
Após o boom da oferta de soluções de voz sobre o protocolo de Internet (VoIP), houve um aumento no número de empresas que aderiram ao uso da mesma base dessa tecnologia para servidores de fax, o chamado FoIP.
O Fax sobre IP (FoIP) oferece ainda mais vantagens que seu irmão focado em Voz. Assim, ao invés de transformar o sinal de fax em dados analógicos e transmiti-los pela linha telefônica, como fazem os aparelhos tradicionais, o FoIP modifica os dados em pacotes digitais que navegam por uma rede, em geral, a Internet. Os dados digitais requerem bem menos largura da banda larga, agilizando o envio e o recebimento de fax.
Além de reduzir os custos, como o VoIP, o Fax sobre IP, aliado a um servidor de fax, permite que as mensagens sejam recebidas no computador dos destinatários, evitando impressões desnecessárias e minimizando o risco de perda do documento, algo comum quando o papel é impresso em um local distinto de seu destino, e cabe a um funcionário o trabalho de entregá-lo à pessoa responsável.
Segundo o relatório Computer-Based Fax Markets Report 2005-2010, da Davidson Consulting, as vendas de FoIP devem crescer a uma taxa anual de 50,7% nos próximos cinco anos (2006 – 2010) e é esperado, para o mesmo período, que o mercado de servidores de fax cresça a uma taxa anual de 8,2%.
Isso se dá graças à importância contínua do fax para os negócios, com uma solução de entrega de documentos confiável e segura. Segundo o responsável pelo relatório, os servidores de fax venderam bem em 2005, em parte porque as companhias estão interessadas em movimentar seus documentos com mais segurança. A automatização de processos também é um dos motivos que faz a dupla FoIP e servidor de fax crescer.
A segurança na transmissão, a possibilidade de examinar as mensagens e guardá-las em um repositório central, para que sejam pesquisadas e recuperadas de forma rápida, e a flexibilidade de mover e guardar as mensagens, fazem com que o FoIP seja considerado uma tendência irreversível para o mercado de comunicação empresarial.
Com a necessidade de automatizar processos, torná-los mais seguros e confiáveis e ainda diminuir gastos, o FoIP é um caminho indispensável que deve ser traçado por empresas que recebam um grande volume de documentos, como seguradoras, órgãos governamentais e bancos, por exemplo. Ao optarem por uma solução de FoIP, elas atingirão um novo patamar de comunicação corporativa.
Ricardo Caldas é diretor-presidente da Telemikro Tecnologia da Informação.