Web 2.0 nos ambientes corporativos

0
2
A BEA Systems, empresa de aplicações e infra-estrutura de software, anunciou o lançamento de três novos produtos criados para levar os benefícios do conceito de Web 2.0 para as empresas. Esta nova classe de produtos inclui o AquaLogic Pages, o AquaLogic Ensemble e o AquaLogic Pathway. Cada um dos produtos foi elaborado com o intuito de otimizar a colaboração dos usuários finais no ambiente de trabalho e fornecer recursos de administração do ambiente de Tecnologia da Informação (TI) e governança corporativa, que correspondem às necessidades atuais das companhias.
O AquaLogic Ensemble (antigo Project Runner), é uma ferramenta para desenvolvedores de TI que permite a criação e o gerenciamento de aplicações “mashup”, independentemente do desenvolvimento de uma plataforma específica e um ambiente de hospedagem. O AquaLogic Pages (antigo Project Builder) foi criado para possibilitar que usuários finais criem aplicações simples para web para utilizar em negócios do dia-a-dia. Por fim, o AquaLogic Pathways (antigo Project Graffiti) foi desenvolvido para ser uma ferramenta colaborativa de busca e compartilhamento de informações e expertise nas redes sociais.
“Com o lançamento destes produtos, a BEA leva para empresas a possibilidade de alavancar os benefícios e as inovações do conceito de Web 2.0, antes acessíveis apenas aos usuários finais. Agora será possível que funcionários de uma companhia troquem informações e colaborem nos sites e serviços virtuais da empresa, tornando o ambiente online mais dinâmico e com conteúdo mais organizado e relevante”, afirma Marcos Pupo, diretor-geral da BEA Systems.