O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Whirpool investe na reciclagem de produtos

A Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, recicla mais de 70% das embalagens de seus produtos comercializados na Grande São Paulo, por meio do programa de logística reversa Brastemp Viva!. No ano passado foram recuperadas mais de 84 toneladas, um número 65% superior a 2013. Em 2015, já foram recolhidas 30 toneladas, um retorno de 71% das embalagens das vendas diretas, superando a meta de 70% e a média de 63% alcançada em 2014. Promovido desde 2003, o Programa está em linha com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e consiste no recolhimento das embalagens que acompanham os produtos vendidos pelos canais diretos da Whirlpool, bem como seu encaminhamento para empresas especializadas ou cooperativas de reciclagem. 
A iniciativa abrange 19 cidades da Grande São Paulo e Baixada Santista e seu objetivo é reduzir o volume de resíduos descartados e não reciclados, como o filme plástico, papelão e isopor que compõem as embalagens. Além disso, a coleta pode ser combinada com o consumidor previamente, sendo feita por motoristas e entregadores, no momento da entrega do produto. Para incentivá-los a trazer de volta as embalagens, a transportadora contratada promove treinamentos para conscientização. A meta de cada um é voltar com todas as embalagens, mas a maior dificuldade que enfrentam é o fato de que nem sempre o consumidor que adquiriu o produto é quem o recebe. Muitas vezes, é um funcionário do prédio, por exemplo, sem autorização para desembalar. 
“O desenvolvimento sustentável é um compromisso da Whirlpool e buscamos sempre contribuir com a gestão ambiental do começo ao fim. Com o programa de logística reversa das embalagens de venda direta, praticamos a responsabilidade compartilhada, em que todos os atores da cadeia, desde a produção até o consumidor final, estão envolvidos no processo. E o alto retorno de embalagens que conquistamos revela maior consciência e comprometimento de todos com a preservação do meio ambiente”, ressalta Vanderlei Niehues, gerente-geral de sustentabilidade, saúde, segurança e meio ambiente e assuntos regulatórios da Whirlpool Latin America.
Com o sucesso do programa a Whirlpool estuda expandir, para os próximos anos, a iniciativa para as regiões Sul e Nordeste, levando para mais Estados a conscientização em prol da sustentabilidade e da destinação correta dos resíduos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima