Zilor integra BI e ERP



Com o ambiente de TI funcionando com os padrões mais atualizados, a Zilor iniciou um trabalho baseado nos modelos do SAP BW (Business Warehouse), sob o qual já havia desenvolvido uma série de soluções, como planejamento orçamentário e financeiro, e gestão de fluxo de caixa, para atender à demanda interna por uma solução capaz de simular possíveis cenários econômicos e financeiros de mercado. “A parte estrutural ficou pronta, mas quando partimos para a camada de apresentação, que envolve a interface com usuários e capacidade de manipulação de informações para as simulações, identificamos a dificuldade de fazê-lo via BW”, detalha Wellington José Brigante, CIO da Zilor.

 

Por isso, em junho de 2008, a Zilor partiu para uma análise dos produtos de BI disponíveis no mercado e optou por implementar o Visualization and Reporting Package, da Business Objects. Entre os motivos que levaram à escolha, Brigante cita a interface amigável, com qualidade gráfica muito boa. “Isso facilita inclusive a adesão dos usuários à nova ferramenta”, afirma.

 

Além disso, diz o CIO, o pacote da BO consome menos capacidade de processamento, apresenta melhor performance e pode ser facilmente integrado a diversas plataformas. “Em um primeiro momento, estamos integrando a solução aos dados do BW, mas no futuro utilizaremos, por exemplo, outros bancos de dados com os quais contamos”, adianta o executivo. A alta escalabilidade do Visualization and Reporting Package também teve influência direta na decisão da Zilor, já que passa a incorporar o roadmap de atualizações do SAP ERP, garantindo também um menor TCO (custo total de propriedade) por incorporar-se ao mesmo pacote de soluções oferecido por um único fornecedor, a SAP.

 

Brigante conta que a Zilor já colhe bons frutos gerados pela nova solução de BI, cuja remodelagem conceitual de informações e incorporação do Visualization and Reporting ao BW ocorreu em apenas três meses. “Estamos atualmente em uma fase piloto do projeto, mas a solução final deve entrar em fase de produção ainda este mês, em setembro”, garante. Segundo o executivo, a solução da BO foi muito bem aceita entre os executivos da empresa que a utilizarão.

 

Como resultado da nova implementação, a empresa já identifica um ganho expressivo de desempenho. Brigante conta que com a ferramenta da BO, algumas rotinas isoladas de simulação que antes levavam em torno de 50 segundos, passaram a ser executadas em até 3 segundos. Além disso, todo o ciclo de processos de simulação de cenários, que antes levava cerca de dois dias, agora é executado em aproximadamente 30 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima