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A importância de um colaborador motivado



O bem estar dos profissionais do atendimento é fundamental para que o serviço prestado pelas empresas de crédito e cobrança seja realizado com sucesso. Nesse sentido, existe a necessidade de estimular e manter os colaboradores motivados e integrados com os objetivos da corporação desde o momento da contratação, como afirma a gerente de RH da empresa Intervalor – Gestão de Crédito e Cobrança, Elvira Giannella. “O primeiro passo é receber muito bem os colaboradores recém-contratados. Os programas de integração e treinamento transmitem diversas informações sobre a empresa, nossa forma de atuar, assim como conhecimentos operacionais específicos”, justifica.


Após a efetivação do funcionário, Elvira defende a necessidade de campanhas de incentivo e a abertura de possibilidades de crescimento profissional dentro da empresa, como ferramentas de manutenção do foco dos colaboradores. Como exemplo, ela cita o PIV, Programa Interno de Valorização, que identifica talentos na operação para ocupar vagas de gestão ou posições em áreas administrativas.


Dentro do processo de desenvolvimento dos atendentes, a gerente de RH também acredita que colaboradores bem treinados e motivados podem se tornar futuros líderes dentro da corporação. “A gestão exerce muita influência sobre o engajamento das equipes, por isso investimos na capacitação das lideranças através de treinamentos comportamentais que não ficam restritos à sala de aula” esclarece. Para ela, o importante é trabalhar na formação de gestores que possam passar de forma plena as diretrizes da empresa. “Na maioria das vezes, as pessoas buscam identificar seus próprios valores no ambiente de trabalho. O gestor imediato é o responsável por transmitir os valores da empresa à sua equipe. Justamente por isso acreditamos tanto na capacitação das lideranças”, destaca.


Outro fator elementar no desempenho dos profissionais de atendimento de crédito e cobrança são as possibilidades de bônus e comissões, que atreladas aos feedbacks que recebem dos gestores da área, ajudam na criação de um vínculo do funcionário com a corporação, assegura. “O grande interesse deste público é obter ganhos além do salário fixo através de comissões e premiações de campanhas. Entretanto, o principal motivo que o faz permanecer na empresa é o reconhecimento de seu gestor, colegas de trabalho e da própria empresa” frisa Elvira Giannella. 


Ainda dentro dessa realidade, ela completa: “a empresa precisa respeitar seus colaboradores através de políticas transparentes, pontualidade no pagamento de benefícios, salários e comissões, formando gestores que transmitam o sentimento da empresa em relação à importância do bom trabalho em equipe e da performance individual para o crescimento sustentável da empresa”, enfatiza.

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