Alta no financiamento de veículos

0
2
Os financiamentos de veículos no Brasil apresentaram melhora no mês de julho, na comparação com junho, mas continuam em declínio se comparados com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento da Cetip. O número de veículos vendidos a crédito no país foi de 537 mil unidades, considerando-se automóveis de passeio e comerciais leves, motocicletas, veículos pesados e outros. O volume representa uma alta de 16% em relação a junho último e queda de 10% na comparação com julho de 2013. No acumulado do ano, foram financiados 3,572 milhões de veículos, uma queda de 8% ante os primeiros sete meses de 2013. 
 
“A Copa do Mundo contribuiu para a redução do volume de operações em junho. Com o fim dos jogos, o mercado voltou a operar no mesmo nível de maio, quando os financiamentos de veículos somaram 532 mil unidades. Dessa forma, tanto a redução do mês de junho (-12%), em relação a maio, quanto o significativo aumento de 16% em julho sobre o mês anterior devem ser analisados considerando os jogos no período”, disse Marcus Lavorato, gerente de Relações Institucionais da Unidade de Financiamentos da Cetip.
               
Em meio a um cenário de baixa no setor automotivo, os financiamentos de carros de passeio vêm sofrendo consecutivas quedas em relação ao ano passado. Apesar disso, na comparação mensal, o segmento apresentou melhora. Em julho, o financiamento dos automóveis leves, entre novos e usados, somou 418.834 unidades, queda de 8,4% em relação a julho de 2013 e alta de 15,6% na comparação com junho deste ano. Considerando apenas os autos leves novos, foram financiados 170.206 unidades, redução de 17% na comparação anual e aumento de 13,1% em relação a junho de 2014. 
  
Em relação às modalidades de financiamento, o Crédito Direto ao Consumidor (CDC) continua sendo a mais escolhida pelos consumidores. Em julho, foram realizadas 439 mil operações pelo CDC, alta de 15,2% na comparação com o mês anterior e queda de 11% em relação a julho de 2013. Na comparação anual, a participação do CDC também apresentou redução e passou de 82,9% para 81,7%.
 
As concessões de crédito para financiamentos de veículos somaram R$ 14,2 bilhões* em julho, um aumento de 13% sobre o mês anterior e de 5% quando comparado com julho de 2013. São levadas em consideração operações de CDC, leasing e autofinanciamento (consórcio).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSobe inadimplência
Próximo artigoInovação na gestão pública