As oportunidades e alertas da Classe C

0
15



O momento favorável da economia no Brasil faz com que a classe C tenha acesso a bens que até então lhe eram inimagináveis. Com a renda em crescimento e a economia com pleno emprego é natural que se projete uma melhoria nas condições de consumo das famílias, avalia João Lemes, diretor executivo da ML Serviços Financeiros.


Diante dessa realidade, o mercado foca seus planos e ações nesses consumidores em potencial. “As empresas, em praticamente todos os setores, surfaram na onda classe C por praticamente uma década, período no qual criaram e adaptaram produtos e serviços” afirma o professor da Universidade Mackenzie, mestre em Administração de Empresas, Marcos Morita.


Toda essa euforia e aumento do potencial de consumo da classe C elevam os números da inadimplência no País e faz com que as empresas tenham que estar atentas a este cenário. “Acho que o primeiro ponto é a questão de esclarecimentos na hora da compra. Outro aspecto esta relacionado à educação financeira. Esta classe acabou entrando na roda de consumo sem ter conhecimento de como funcionam os cartões de crédito, os financiamentos de bens, e principalmente as penalidades no caso de inadimplência”, evidencia João Leme.


Focado nessas situações de ampla relevância para a economia do País, o portal Crédito e Cobrança traz com exclusividade para este final de semana, um especial que traça o perfil da nova classe C brasileira.


Através de depoimentos exclusivos de professores de economia e finanças, representantes e especialistas do mercado de crédito e dados estatísticos, a questão da ascensão da classe média brasileira e de suas consequências é analisada em diferentes aspectos, apresentando tanto a origem dessa realidade, quanto o cenário atual e as projeções futuras que impactam na indústria de crédito e cobrança.


Boa leitura e boa gestão!


O novo cenário da classe C
O desenvolvimento econômico e o aumento da renda no Brasil traçam um novo perfil da classe média no País


A classe C descobre o crédito
Com fácil acesso aos recursos financeiros e opções de barganha das dívidas, classe média brasileira consome compulsivamente


Números de renda e consumo da nova classe C
Dados mostram o potencial de consumo da nova classe média brasileira e sua ascensão social


O que consome a nova classe C?
Com a facilidade de acesso ao crédito, a nova classe média brasileira aquece o mercado de bens e serviços


O surgimento da nova classe C
Fatos históricos ajudam a entender o momento vivido pela economia brasileira e a ascensão da nova classe média


Os impactos do endividamento
O alto índice de inadimplência afeta não apenas a economia, mas também a produtividade das empresas