Atrás de dim dim

0
11
As empresas representam uma importante parcela do crédito concedido pelos bancos e financeiras. Tanto que esse público é visto como muito importante para o mercado de crédito. É o que afirma o professor de economia e finanças do Mackenzie, José Matias Filho. “Para as instituições financeiras, as empresas representam importante fonte de receitas, e demandam crédito de diversas formas e volumes diferentes, proporcionando aos bancos a possibilidade de criar diversos produtos financeiros específicos para atender essa demanda”, diz o professor.
Ele comenta que existem três principais razões para que as empresas a busquem crédito no mercado: novos investimentos no negócio, necessidades de capital de giro e honrar compromissos financeiros. No entanto, segundo ele, dado o atual momento econômico do país, as empresas buscam crédito, muito provavelmente, pela segunda e terceira razão, já que com a crise, os investimentos diminuem.
Em relação às expectativas do mercado de crédito empresarial para o final desse ano, o professor acredita que são menores que nos anos anteriores, já que as projeções de compra para esse Natal estão de menor volume. O professor completa afirmando ainda que o crédito empresarial depende das instituições financeiras conseguirem fontes confiáveis e constantes. “Investidores dispostos a investir”, completa.