Avança demanda por crédito empresarial

0
9
Houve aumento de 15% na busca empresarial por crédito em julho/14 em relação ao mês imediatamente anterior (junho/14), conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Na comparação com julho do ano passado, a demanda das empresas por crédito exibiu leva alta de 1,0%. Já no período acumulado de janeiro a julho de 2014, a procura das empresas por crédito expandiu-se em 2,0% frente o mesmo período do ano passado.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fim da fase de grupos da Copa do Mundo, carregada de feriados e paralisações, deprimiu o resultado da busca por crédito em junho. Assim, a alta mensal de 15,0% observada em julho foi um movimento natural e esperado dada a menor quantidade de feriados/paralisações. Mesmo assim, o avanço da demanda empresarial por crédito continua bastante moderado quando se compara com os mesmos meses do ano passado e julho não foi exceção a esta regra. Juros altos, baixo dinamismo econômico e confiança dos empresários deprimida não encorajam a procura por crédito neste ambiente.
O crescimento mensal da demanda empresarial por crédito ocorreu de forma mais intensa nas micro e pequenas empresas, as quais avançaram 16,0% em julho/14. Nas médias empresas a alta foi de 2,2% e nas grandes empresas o crescimento foi de 1,3%.
O maior crescimento da demanda das empresas por crédito em julho/14 ocorreu nas empresas de serviços com alta de 19,4% frente a junho/14. No comércio a alta também foi expressiva, de 14,2% perante junho/14. Já na indústria o crescimento foi mais moderado, de 3,7% em julho/14 na comparação com o mês anterior.
A demanda empresarial por crédito avançou em todas as regiões em julho/14 especialmente no Nordeste, com alta de 21,5% frente a junho/14. Em seguida houve expansão de 15,7% no Sudeste. No Norte e no Sul as altas em julho/14 foram muito próximas: 11,8% e 11,9% frente a junho/14, respectivamente. E, por fim, no Centro-Oeste houve aumento de 9,4% na demanda empresarial por crédito em julho/14.