Durante o mês de novembro/13 comparativamente ao mês imediatamente anterior (outubro/13), houve declínio de 6,1% na busca das empresas por crédito, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Em relação a novembro de 2013, a alta na demanda das empresas por crédito foi de 3,9%. No acumulado do ano, isto é, de janeiro a novembro de 2013, a busca das empresas por crédito foi 1,0% inferior à registrada no período de janeiro a novembro de 2012.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a continuidade das sucessivas elevações da taxa básica de juros (taxa Selic), provocando o encarecimento do crédito corporativo, e a menor quantidade de dias úteis em novembro/13 frente a outubro/13 (20 contra 23) impactaram negativamente a procura das empresas por crédito em novembro/13.
Análise por porte
Todos os portes empresariais reduziram as suas demandas por crédito em novembro/13. A maior queda ocorreu nas micro e pequenas empresas, cujo recuo foi de 6,3% frente a outubro/13. Já as médias empresas exibiram queda de 3,9% na busca por crédito em novembro/13 ao passo que nas grandes empresas houve variação de -1,3% na procura por crédito em novembro/13.