Carrefour agiliza concessão de crédito

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Há um ano, o Carrefour Soluções Financeiras implementou o Crivo, sistema de decisão de crédito da fornecedora de mesmo nome, em suas unidades visando minimizar o risco de perdas de crédito. Outro objetivo era trabalhar com dois modelos de análise de crédito simultaneamente devido à diversidade de perfis a serem analisados.

 

O sistema já havia sido integrado à área de aquisição de crédito de forma manual e, os resultados positivos, levaram à implementação em outras áreas. A parceria começou em 2008, quando a solução foi implementada na área referente à aquisição do cartão de crédito da Instituição Financeira do Carrefour. Nesta etapa, os dados do cliente são analisados com o objetivo de identificar o limite e o cartão de crédito mais adequado ao perfil do cliente. Devido ao sucesso das operações, a empresa já estuda a utilização do software em outros segmentos, como na manutenção do risco de crédito.

 

“Ao implantar o Crivo, buscávamos apenas uma maneira de aumentar o número de fontes consultadas para a concessão de crédito, como a Receita Federal. Com o tempo, percebemos que o software também poderia ser utilizado como nosso motor de crédito, o que trouxe agilidade para a análise”, revela Eliana Sabá, gerente de risco de crédito do Carrefour Soluções Financeiras.

 

O cadastramento ágil de novas regras para análise de risco foi fundamental para que evitássemos maiores perdas quando identificada uma região, ou perfil de cliente, com alta inadimplência, uma vez que antes a empresa levava em torno de seis meses para cadastrar novas regras no sistema. Com o Crivo, esse cadastro é feito em um tempo muito menor. “Levamos de uma hora até, no máximo, uma semana para cadastrar uma nova regra. O prazo depende mais do fator de risco do que do sistema em si”, explica Eliana.