O mercado de crédito está favorável às pequenas e medias empresas? Para, Alberto Matias, professor titular em finanças da FEA – RP, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, sim – o cenário é positivo. Em entrevista exclusiva ao Portal Crédito e Cobrança, o especialista aponta quais são os caminhos que as PME devem tomar ao recorrer aos empréstimos e quais são os benefícios que as companhias de crédito e cobrança podem oferecer.
ClienteSA – Quais são os primeiros passos que uma pequena ou média empresa deve tomar quando recorrer ao crédito?
Alberto: Primeiro é escolher uma instituição financeira comercial e manter relacionamento. Segundo é manter relacionamento com uma instituição de fomento. Terceiro é preparar e fornecer informações sobre seu negócio e sobre seus proprietários.
Qual é o principal cuidado que a PME deve ter ao recorrer ao crédito?
Primeiro deve-se saber o porquê da solicitação do crédito e sua real necessidade – por exemplo, pode ser por causa de uma expansão desnecessária do estoque ou para cobertura de prejuízos. Segundo, deve-se avaliar o impacto do crédito a ser tomado no endividamento da empresa. Terceiro deve-se avaliar o impacto do pagamento da dívida no fluxo de caixa futuro da empresa. Quarto, deve-se avaliar o custo da dívida.
Quais são os benefícios que o empréstimo pode trazer às PME?
Os prós são a disponibilidade de recursos pelos bancos e a participação no mercado financeiro, abrindo referências financeiras para seu negócio.
As PME se encontram cenário favorável a empréstimos de crédito?
O mercado hoje é favorável ao crédito às PME.