A Check Express, empresa de tecnologia e serviços financeiros, ampliando sua atuação, lança rede de franquias voltada exclusivamente ao segmento de cobrança e crédito: a Rede Sinal Verde. Criada para levar ao pequeno e médio empreendedor produtos da Check Express, montou seu escritório piloto na cidade de São Carlos, interior de São Paulo. “A ideia de começarmos em uma cidade menor que a capital é justamente implementar um sistema de gestão que atenda a demanda existente das micros e médias empresas, colocando em prática mecanismos, recursos de gestão e tecnologia”, avalia o diretor da Rede Sinal Verde, Marcio Fantini.
A Rede Sinal Verde desenvolveu um plano de negócios para atender ao pequeno e médio empresário que necessita de serviços ativos de cobrança e avaliação de risco de crédito. Para lançar a Rede Sinal Verde, a Check Express investiu em estudos de capacitação e também buscou orientação na Associação Brasileira de Franchising (ABF). “A nossa entrada no mercado de franquias fortalece a marca Check Express e também garante segurança ao franqueado, pois estamos no mercado há mais de 15 anos trabalhando com excelência”, diz o CEO da Check Express, José Mário Ribeiro.
Para Marcio Fantini, o momento é um dos mais propícios para investir nesse estilo de franquia. “A economia e as ofertas de crédito no Brasil auxiliam o crescimento desse segmento, há uma parcela que, por diversos motivos, torna-se devedor ou inadimplente, uma vez que a oferta de crédito do país é uma das maiores da história. O pequeno e o médio comerciante, em muitos casos, não tem como contratar uma empresa de grande porte para verificar o porquê dessa inadimplência”, afirma o diretor da Rede Sinal Verde.
Os números comprovam que o cenário para franquias é promissor, segundo pesquisa da ABF, em 2014, a área de franquias representou 37,5%. Outro dado proveniente do mesmo estudo é que, em 2014, o mercado de franquias registrou faturamento acima de R$ 120 bi, com aumento de mais de 1 milhão na geração de empregos diretos. “Como mostram os números, investir em franquia é um excelente mercado e com a geração de crédito e dificuldades econômicas, a franquia para cobrança é uma grande aposta”, avalia Fantini.