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Cobrança: terceirizar ou não, eis a questão?

É fato que a cobrança é uma ação delicada e importante para a recuperação de crédito. Por isso, é preciso cuidado na hora de escolher entre contratar empresas especializadas ou realizar a atividade internamente. Considerando as duas opções, surge a dúvida: qual é mais vantajoso para a empresa? Para o diretor comercial e novos negócios da Audac, Valdir de Oliveira Neves, terceirizar é uma forma de acelerar o processo, graças às ferramentas e tecnologias utilizadas nas empresas, e o foco nos resultados, diferente da ação realizada internamente. “A cobrança interna geralmente carece de maior disciplina e por conseqüência efetividade nos resultados, embora seja visto como vantagem a ausência do custo investido na empresa cobradora”, diz. 
Porém, mais do que a questão de custo, é se atentar ao nível de atenção que será dado à atividade. Se em uma empresa terceirizada o foco é a recuperação de crédito, na cobrança interna há outros pontos primordiais dentro da empresa.  Para Dorival Machado, consultor e fundador da DMC3, confundir o negócio na empresa pode ser um risco. “Por exemplo, a empresa vende um determinado produto. Na ansiedade de baixar níveis de inadimplência ela monta uma equipe, se estrutura com sistemas, políticas e infra estrutura. Então, em determinado momento, alguém chega a conclusão de que o índice de efetividade está desequilibrado. Nesse momento, a empresa tem que se perguntar: vendemos um produto X ou somos uma empresa de cobrança?”, explica. Por outro lado, as empresas contratadas para o serviço de cobrança podem ter dificuldades por não conhecer os clientes. “Não conhecem o perfil, então tem que fazer estudos para melhorar a cobrança”, diz o gerente de negócios da Santos & Filhos Consultoria em Crédito e Cobrança, Grinaldo Tenório. 
Seja na cobrança interna ou terceirizada, um ponto fundamental, é a capacitação dos funcionários, pois isso influência direto nos resultados, pois é no contato com o devedor que se inicia todo o processo de cobrança. As pessoas devem ser treinadas, pois ainda que hoje exista muita tecnologia, segundo André Marques, diretor da RBZ Assessoria e Consultoria, ainda não há nada para uma abordagem direta e adequada. “O que existe é treinamento aos negociadores para o melhor resultado, que será a recuperação do crédito sem atrito ou com o menor desgaste possível”, conclui.
Em sua opinião, qual é mais eficiente, cobrança interna ou terceirizada? Deixe a sua opinião na enquete do portal Crédito e Cobrança.


Confira as entrevistas exclusivas do especial do Portal Crédito e Cobrança:
Internalizar a cobrança pode ser um risco quando há grande quantidade de títulos, diz consultor da DMC3
Terceirizar cobrança acelera processo de recuperação de crédito devido às ferramentas utilizadas
Na cobrança interna ou terceirizada, empresas devem investir no treinamento dos negociadores
Custos do processo devem ser considerados na decisão por cobrança interna ou terceirizada

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