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Como reconhecer um líder?

No setor de recuperação de crédito é comum o alto índice de turn over de funcionários, já que muitos deles são jovens da geração Y e, apesar de estarem no primeiro emprego, estão sempre em busca de novas oportunidades. Com isso, fica difícil identificar e investir em talentos. Mas por conta do atual cenário econômico é que pode aparecer a oportunidade esperada – afinal, com o risco de desemprego geral, ninguém quer arriscar. Ou seja, o cenário será propício para encontrar novos líderes. “Quando um grupo de pessoas se reúne com o objetivo de realizar alguma coisa, rapidamente se identificam àqueles com o perfil e a capacidade de liderar e fazer do grupo uma equipe motivada e pronta para executar o que for necessário. Mais do que isso, os líderes aparecem junto com os desafios”, pontua Enio Klein, CEO da K&G.
Em vista disso, segundo Juliana Dorigo, gerência de recursos humanos, comunicação e marketing de atendimento do Grupo Nelson Paschoalotto, é gerado um nível de engajamento maior na carreira do colaborador, rápida adaptação e continuidade de cultura da empresa. Afinal, ele será exemplo não só para os funcionários do seu setor, mas representará a empresa fora do ambiente de trabalho naturalmente. Para tanto, é essencial que os objetivos entre líder e empresa estejam alinhados. “Se houver similaridade nos propósitos e valores respeitados, qualquer pessoa instrumentalizada tanto no autoconhecimento quanto na técnica, pode ser tornar um líder”, explica Heloísa Capelas, diretora do Centro Hoffman.
Também deve ficar claro que o processo de transformação de um colaborador em líder é uma via de mão dupla. O funcionário precisa estar interessado e demonstrar isso para seu gestor, seja através da sua produtividade ou pedindo novos desafios. Então, a empresa deve oferecer as ferramentas necessárias para que este colaborador analise se realmente sua personalidade e anseios se enquadram na liderança pretendida, a fim de que ele seja aproveitado da melhor forma possível. “É importante verificar a capacidade de liderança dos funcionários, para não acontecer a famosa anedota do melhor vendedor (sem habilidades de liderança) que tornou-se líder de vendas: a empresa perdeu seu melhor vendedor, e ganhou um terrível líder”, comenta Douglas Luiz Maliska Pereira, proprietário da Douglas Pereira Coaching & Consultoria.
Por fim, é preciso que os líderes da alta hierarquia não tenham medo de reformular e inovar constantemente, com base nos valores e na missão da empresa, o que é essencial para a companhia. Além disso, ouvir a opinião dos colaboradores, principalmente os que possuem mais contato com os clientes, para buscar a melhor opção diante de um desafio. “O diferencial do sucesso de uma empresa está nas pessoas talentosas e disciplinadas que fazem parte para compor o time. Este ponto deve ser mantido sempre como maior ativo”, conclui Maria Aparecida Frezzi Vidal, gerente de Recursos Humanos da Siscom.
Qual a melhor forma de incentivar e desenvolver a liderança? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

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