O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Consignado em alta

Uma pesquisa realizada pelo Portal Meu Bolso Feliz, uma iniciativa de Educação Financeira do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revela que três em cada dez brasileiros (34%) já fizeram empréstimos consignados. Com a taxa de empregabilidade brasileira estável, esse tipo de empréstimo é cada vez mais utilizado no país. 
“O empréstimo consignado oferece a vantagem de pegar dinheiro emprestado a juros muito baixos. Por outro lado, a pessoa que toma esse tipo de crédito precisa aprender a conviver com um salário ou renda menor”, alerta o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.
Outra informação fundamental diz respeito ao limite máximo que essa linha de empréstimo admite. É que de acordo com as determinações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser maior do que 30% do salário ou da aposentadoria da pessoa que toma emprestado. Sendo assim, se um trabalhador ganha R$ 1,8 mil por mês, o valor de cada parcela não pode ser maior do que R$ 600.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consignado em alta

O crescimento do mercado de crédito consignado tem apresentado crescimento relevante, já que atingiu 18,5% em março. De acordo com Flávio Calife, economista da Boa Vista Serviços SCPC, a concessão para essa modalidade ainda é expressiva e a segurança que ela oferece para as instituições financeiras e benefícios para clientes, é o principal motivo para isso. “O aumento nos últimos anos deve-se ao seu menor risco, uma vez que o pagamento é quase sempre efetivado em dia, como sugere o próprio nome (consignado em folha de pagamento)”, afirma.
Outro fator que ajudou no crescimento desse segmento de concessão de crédito, de acordo com o economista, foi a alta inadimplência ocorrida no setor de financiamento de veículos em meados de 2011. “Isso ocasionou um remanejamento do portfólio das concedentes de crédito, que ficaram mais seletivos nas linhas mais afetadas por esta inadimplência e optaram pelo investimento em linhas de crédito mais segura, tal como o crédito consignado”, comenta.
Além disso, a expectativa é a queda da inadimplência possa também ajudar esse mercado ainda este ano, como afirma Flávio. “O mercado de crédito consignado está positivo nos dias atuais, ainda cresce com dois dígitos, com perspectiva de continuidade desta tendência. A queda da inadimplência recente poderá favorecer o mercado ainda em 2014, mas o mais provável é que este efeito seja mais nítido em 2015”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima