Crédito ao consumidor registra expansão

0
1



O Índice Nacional SCPC de Crédito ao Consumidor (INCC), elaborado pelo Instituto de Economia da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com base no movimento de consultas dos mais de 2200 SCPCs e SPCs de todo o País, registrou aumento de 10,5% em agosto último sobre igual mês do ano anterior.

 

De acordo com Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP, os principais fatores que explicam a forte expansão das consultas aos SCPCs/SPCs e o bom movimento do comércio são a disponibilidade de crédito, os prazos longos dos crediários, o aumento do emprego e da renda. Outro fator de destaque é a confiança do consumidor, cujo índice elaborado pela IPSOS para a ACSP atingiu ponto máximo em setembro/2010 (com dados referentes a agosto).

 

“Isso faz com que os consumidores tornem-se mais predispostos a assumir compromissos a prazo”, declara Solimeo, acrescentando que o cenário favorável deverá perdurar até o final do ano, permitindo, além de um resultado bastante positivo para o último trimestre, encerrar o ano com crescimento expressivo das vendas do varejo.