De olho no consumo!

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O número de famílias paulistanas endividadas caiu no mês de agosto. O resultado da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), apontou redução de 4,4 pontos porcentuais na quantidade de famílias que possuem algum tipo de dívida em relação a julho. O índice caiu de 57% para 52,6%. Comparado ao mesmo período de 2012, quando registrou 53,5%, a queda foi de 0,9 p.p.
Em números absolutos,1,88 milhão de famílias estavam endividadas em agosto contra 2,04 milhões em julho.  No comparativo anual, a redução foi da ordem de 31 mil famílias, já que agosto de 2012 somou 1,91 milhão. A pesquisa também indicou que cerca de 245 mil famílias paulistanas acreditam que não conseguirão pagar total ou parcialmente as contas.
Os grupos de renda mais baixa tinham mais endividados em agosto. Nas famílias que ganham até dez salários mínimos, o percentual de endividadas foi de 56,3%, o que significa queda de 2,9 p.p, em relação a julho. Já entre aquelas com recebimentos acima dessa faixa, o endividamento foi de 42% – queda de 8,4 p.p. em relação ao mês anterior. 
Segundo a FecomercioSP, esse resultado mostra que as famílias com renda mais baixa sentem mais rápido os efeitos da alta dos preços e, consequentemente, aumentam seu nível de endividamento. Para essa parcela da população, o crédito representa importante meio de inclusão nos níveis desejáveis de consumo.
Tipos de dívidas
O cartão de crédito ocupa o topo da lista dos tipos de dívida. É utilizado por 70,2% das famílias analisadas. Em seguida, estão: carnês (18,2%), financiamento de carro (15,6%), crédito pessoal (15,1%), financiamento de casa (9,2%), cheque especial (8,4%) e outros.
De acordo com a FecomercioSP, o alto nível de utilização do cartão de crédito se deve à expansão do consumo nas classes C, D e E da população. A entidade observa que hoje, com possiblidade de parcelamento das dívidas, os cartões são oferecidos até mesmo gratuitamente.