Demanda das empresas por crédito em alta

0
16



A quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 19,3% em janeiro na comparação com dezembro de 2012, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Foi a segunda maior alta para um mês de janeiro desde o início da medição (ano de 2006), perdendo apenas para o crescimento de 28,4% verificado em janeiro de 2007.

 

Todos os portes empresariais apresentaram crescimentos. O destaque ficou com a alta de 20,4% verificado pelas micro e pequenas empresas. Já nas médias empresas, o crescimento da procura por crédito no primeiro mês do ano foi de 8,0% ao passo que as grandes empresas expandiram a sua busca por crédito em 5,3%.

 

Na análise por setor, o maior crescimento foi observado no setor industrial, com alta de 21,4%. Contudo os demais segmentos também registraram crescimentos significativos: expansões de 19,3% nas empresas comerciais e de 19,0% nas empresas de serviços. E na análise por região, o maior crescimento ocorreu na região Sudeste, com alta de 20,4%, seguida de perto pelo crescimento de 19,2% observado na região Centro-Oeste. As regiões Norte e Sul apresentaram crescimentos bem próximos: altas de 18,7% e de 18,3%, respectivamente. A menor expansão ficou por conta das empresas da região Nordeste, com alta de 17,5%.