Demanda por crédito cresceu 5,3%

0
2



De acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito, a quantidade de empresas que procurou crédito cresceu 5,3% em fevereiro de 2011, em relação ao mês imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado (fevereiro de 2010), a demanda das empresas por crédito avançou 10,2%.


O feriado de carnaval, no mês de março este ano, impactou positivamente a procura das empresas por crédito em fevereiro, fazendo com que este mês, em 2011, apresentasse uma quantidade de dias úteis a mais do que normalmente se registra, observam os economistas da Serasa Experian. Tal efeito deverá ser revertido no mês de março que, além de uma quantidade de dias úteis abaixo do padrão histórico, contará ainda com os efeitos restritivos do atual ciclo de aumento dos juros.



O avanço da demanda das empresas por crédito em fevereiro de 2011 foi determinado pelo crescimento de 5,5% registrado pelas micro e pequenas empresas e, em menor escala, pelo avanço de 0,5% na procura por crédito das médias empresas. Nas grandes empresas, a procura por crédito recuou 0,2% em fevereiro.


Na comparação com o fevereiro de 2010, somente as micro e pequenas empresas apresentaram variação positiva na sua procura por crédito (alta de 11,0%). Já nas médias houve queda de 1,4% e nas grandes empresas houve recuo de 1,2% na comparação com fevereiro de 2010.