Os dados do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que mede as vendas a prazo, registraram crescimento de 5,1% na primeira quinzena de janeiro de 2010, em comparação ao mesmo período, em 2009. Note-se que a alta é equivalente ao final de 2009, que fechou com crescimento de 5%. Na mesma comparação, o SCPC/Cheque (que mede as vendas à vista) registrou alta de 8,5% refletindo uma ligeira aceleração em relação ao fechamento de 2009.
De acordo com Alencar Burti, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), o ano começa dentro do esperado. Esse comportamento reflete as liquidações feitas pelo varejo no início de 2010. “Os indicadores mostram que as vendas deverão crescer cerca de 6% neste primeiro trimestre”, completa.
Em relação a inadimplência, os registros recebidos (carnes em atraso) caíram 2,6% na primeira quinzena de janeiro (sobre igual período em 2009), enquanto os cancelamentos (carnês que saíram do registro) do SCPC cresceram 8,2%, na mesma comparação entre períodos, mostrando que o consumidor continua aproveitando para renegociar os débitos atrasados. Esses dados sugerem que a inadimplência continua com tendência de queda no início do ano.