O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

E agora, acelerar ou frear?

Na busca pelo crescimento, as micro, pequenas e até médias empresas recorrem muitas vezes ao mercado de crédito. Isto porque a disponibilidade de recursos pelos bancos e, a participação no mercado financeiro, ampliando referências financeiras para o negócio, são algumas das vantagens àquelas companhias. Porém, a combinação certeira do sucesso requer excelência da gestão financeira, aliada ao momento do mercado. 
A fim de beneficiar-se do crédito, de modo a expandir o negócio sem correr os riscos inerentes da modalidade, as empresas precisam conhecer a real causa da deficiência de caixa e/ ou o montante correto e o destino específico do capital solicitado, como explica o consultor do Sebrae-SP, Wagner Viana Pereira. Se bem orientado, o empreendedor pode encontrar boas perspectivas no mercado de crédito, “As taxas para obtenção de crédito no Brasil ainda são altas comparadas a outros países, porém, nos últimos anos houve uma queda nestas taxas que beneficiou o tomador de crédito. O Brasil é um país em desenvolvimento”, afirma o especialista. 
Ainda de acordo com Pereira, o apelo da Copa do Mundo vem fomentando o crescimento de diversos setores da economia e, e em todos estes, há a presença das micro e pequenas empresas. “As instituições públicas e privadas vêm lançando diversas ofertas de crédito a um custo satisfatório para as MPEs”, diz. “Todos esses fatores contribuem para um cenário favorável para a obtenção de empréstimos e financiamentos, cabendo ao empresário escolher a linha de crédito que esteja mais adaptada para a sua realidade e necessidade”, completa. 
Por outro lado, como avalia o economista da Serasa Experian, Carlos Henrique de Almeida, em decorrência da política governamental, a qual elevou as taxas de juros, evidenciando a baixa na atividade econômica, as micro, pequenas e médias empresas precisam de cautela. O cenário ainda pode se refletir de maneira menos negativa nas prestadoras de serviços, já que estas não dependem de estoque. Já o comércio, precisa investir em inovações.  “Para estas empresas recorrerem ao empréstimo elas precisam de um histórico de transações de crédito, para assim criarem um histórico e referencia”, lembra Almeida. 

Linhas de crédito
E quais são as linha de crédito mais recomendadas às empresas em fase de desenvolvimento? “A escolha do crédito irá depender do tamanho da empresa e da finalidade do recurso”, explica Pereira. “De forma geral, o empresário deve priorizar a oferta de crédito que tenha juros menores, aqueles ofertados pelas instituições públicas em geral são menos onerosas do que as instituições privadas”, conclui. 
Diferentemente das ofertas com juros menores, as linhas de crédito de curto e curtíssimo prazo podem ser uma ilusão ao negócio. Segundo Alex Ferreira, consultor da Egrégora Consultoria, estas operações “raramente são as mais vantajosas”.  “Elas são sempre as operações com as maiores taxas e juros do mercado, são tomadas por momentos emergenciais e que, frequentemente, não são liquidadas no curto prazo, acarretando aumento considerável do pagamento mensal de juros, podem, em muitos caso, levar a empresa a ter que solicitar renegociações de dívidas que irão prejudicar a captação de boas linhas”, conclui. 
Expectativas
São muitos os desafios, os quais devem ser minuciosamente estudados. A alentadora notícia é que o quarto trimestre pode ser melhor. De acordo com Carlos Henrique Almeida, “O micro e pequeno empresário tem que fazer o seu planejamento de olho no quarto trimestre, porque este período é melhor para o comércio e serviços, também”. Ainda de acordo com o economista, o ano que vem promete ser um pouco melhor, “As pequenas empresas podem começar a se preparar”, finaliza. 
Acompanhe as entrevistas exclusivas:
Qual é o melhor momento das pequenas empresas buscarem crédito?
Antes de recorrer ao crédito, PME´s devem considerar o atual cenário econômico, assim como a linha de empréstimo ideal
Presente em todos os setores, as micro e pequenas empresas podem encontrar cenário favorável a tomada de crédito
Pequenas e médias empresas devem se preparar ao mercado de crédito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima