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Economia aliada aos bons resultados

Para uma empresa decidir por contratar o serviço especializado ou internalizar a cobrança, é preciso levar em conta alguns pontos. Grinaldo Tenório, gerente de negócios da Santos & Filhos Consultoria em Crédito e Cobrança, sugere que, antes da decisão, a empresa considere os gastos com todo o processo, para aderir ao que for mais econômico e vantajoso em questões de resultado. No caso de investimento na cobrança interna, ele considera arriscado pelo custo que isso gera à empresa. “Não sabemos qual será o retorno dos valores em atraso, e as despesas com material humano, sistemas e estrutura são muito altas”, afirma.
Além da questão do custo, o gerente alerta para outros pontos que devem ser considerados ao optar por internalizar a cobrança. “Cuidados na compra de sistemas eficientes e eficazes, e na contratação de colaboradores qualificados, pois não adianta montar uma estrutura interna de cobrança ineficiente”, alerta. Ele conta que a maior dificuldade que as empresas encontram é na compra de sistemas de localização de clientes eficientes. Para ele, se bem estruturada, a cobrança interna será satisfatória, porém alguns pontos ainda se mostram a favor da terceirizada. “Os resultados de uma empresa terceirizada serão melhores, porque terá incentivos de ganhos como, por exemplo, comissões”, afirma Tenório.
Por outro lado, as empresas contratadas para o serviço de cobrança podem ter dificuldades por não conhecer os clientes. “Não conhecem o perfil, então tem que fazer estudos para melhorar a cobrança”, diz o gerente. Além disso, para investir em uma empresa terceirizada é preciso ter cuidados primordiais antes de confiar a carteira de clientes a ela. “Pegar referências no mercado, conhecer pessoalmente a empresa e sua estrutura e consultar o CNPJ nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SCPC”, alerta.
Independente de interna ou terceirizada, o executivo reforça que é necessário pensar em todas as questões como estrutura, custos e resultados, sempre considerando o principal objetivo da cobrança, que é a recuperação de crédito, por isso as empresas devem pensar, também, na assertividade no contato com o devedor. “Acreditamos que o contato rápido com os clientes inadimplentes, seja cobrança interna ou terceirizada será importantíssimo para receber os valores em atraso”, conclui Tenório.

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