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Educação financeira



O programa de educação financeira Consumidor Consciente da MasterCard marca presença em Paraisópolis, uma das comunidades mais carentes do Brasil que está localizada na zona sul de São Paulo. O objetivo do programa é promover a gestão saudável das finanças pessoais para os jovens estudantes e para a comunidade em geral. Além disso, o foco desta nova fase é o empreendedorismo, ou seja, auxiliar os jovens a identificar dentro da própria comunidade uma forma de geração de renda, sempre relacionado à administração das finanças pessoais.

 

O público alvo da iniciativa em 2010 serão estudantes das escolas de ensino médio que estão presentes na comunidade: jovens que estão entrando no mercado de trabalho e buscando profissionalização. O projeto teve início no dia 15 de abril e prevê mais três palestras interativas ao longo do ano. As apresentações são ministradas pelos consultores do Projeto Consumidor Consciente, Conrado Navarro e Ricardo Pereira, e realizadas no CEU (Centro Educacional Unificado) da comunidade de Paraisópolis, no período noturno.

 

Para fomentar a participação dos jovens e com isso alcançar amplitude maior, foi criado o “Desafio Consumidor Consciente”, gincana sobre conhecimento de temas relacionados a educação financeira. O desafio terá início em junho, quando os jovens serão separados em grupo e participarão de um “Quiz´ (jogo de perguntas/respostas) sobre empreendedorismo, finanças pessoais, atualidades relacionadas à economia e finanças etc. As equipes receberam a pontuação de acordo com o desempenho. O time vencedor deverá participar de um super final, na última palestra. O prêmio irá para o aluno que mais se destacar e é um curso do idioma Inglês e uma ajuda de custo para a escola a qual ele pertence.

 

Segundo Gilberto Caldart, presidente da MasterCard Brasil, a parceria com a comunidade de Paraisópolis com foco nos estudantes é muito importante. “Desta forma conseguirmos colocar conceitos de educação financeira entre os mais jovens e assim maximizar a ação do programa, pois estes funcionam como disseminadores do conteúdo dentro das famílias. Além disso, nesta fase estamos procurando incentivar ações empreeendedoras para a contribuição da geração de renda”, reforça.

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Educação financeira



Utilizar o orçamento doméstico de maneira responsável passou a ser considerado imprescindível para evitar situações de descontrole, especialmente nos tempos atuais de crise financeira. Pensando em motivar a prática de condutas conscientes de consumo, a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) estabeleceu parceria com a Visa.

 

De acordo com Paulo Capoletti, gerente do SCPC para pessoa física, da associação comercial, trata-se de uma parceria que objetiva potencializar e consolidar as ações de educação financeira mantidas pelos programas MAC (Movimento de Apoio ao Consumidor), da ACSP, e Finanças Práticas, da Visa. “A oportunidade se mostrou bastante positiva e ao utilizarmos os programas, em conjunto, disponibilizamos um maior número de informações aos consumidores, que aprenderão e compreenderão a melhor maneira de utilizar seu crédito no comércio”, acrescentou.

 

As ações da parceria serão contínuas. Elas são baseadas em atividades, em meios eletrônicos e impressos, como troca de banners e links de acesso entre os websites do jornal Diário do Comércio e do programa Finanças Práticas, bem como materiais informativos de ambas as empresas. Além disso, também serão organizados fóruns e eventos para promover a educação financeira e a administração responsável das finanças pessoais dos cidadãos.

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