Falta planejamento?

0
13
Muitos empresários ainda enfrentam certas dificuldades em organizar as finanças da companhia. A ausência de educação financeira contribui diretamente no desempenho dos empreendedores nesse sentido, de acordo com Reinaldo Domingos, educador financeiro. “A sustentabilidade financeira em uma empresa é tão importante como as vendas e produção, por isso a importância do empreendedor buscar por esse conhecimento e se educar financeiramente, tanto no que se refere a sua vida pessoal e familiar como também a vida profissional”, explica.
Par evitar o cenário de inadimplência, Reinaldo acredita que o melhor a fazer, para que o empresário possa se organizar, é uma “faxina financeira”. “Não se pode continuar o processo, se não houver equilíbrio entre o dinheiro que a empresa fatura e recebe e o que ela paga, nunca se esquecendo que o negocio da empresa é gerar lucro e não prejuízo”, afirma.
Sobre o uso de crédito, Domingos afirma que tanto os empresários quanto os bancos e financeiras estão mais cautelosos, uma vez que a inadimplência passa a gerar preocupação. “Pela pressão que esse empreendedor recebe, ele acaba buscando outros créditos sem primeiro buscar pela causa do problema. Educar-se financeiramente é o primeiro passo. Os bancos e financeiras estão mais atentos quanto à liberação de suas linhas de créditos. As concessões de créditos passam por rigorosas análises e, muitas vezes, a exigência de bens em garantia”, comenta.