O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Fazendo a diferença!

O cenário atual apresenta os cartões com grande presença na vida das pessoas. A preferência do consumidor pode ser explicada pela disponibilidade dos cartões de crédito tradicionais, emitidos por bancos, que representam uma linha de crédito que pode ser usada sete dias por semana, 24 horas por dia, segundo Antonio Castilho, presidente da Elavon no Brasil. “De posse desse instrumento o consumidor ganha condições de ampliar seu poder de compra e neste sentido, essa ferramenta foi fundamental para ampliar o volume de concessão de crédito do país à medida que a condição financeira da população foi melhorando”, afirma. Segundo Castilho, considerando todas as formas de pagamento que existem no Brasil hoje, os cartões são responsáveis por 26,4%.
Na visão do executivo, esse dado revela que o mercado de cartões ainda tem muito espaço para crescer. “A expectativa é que continue crescendo nos setores onde ele já está consolidado e que encontre alternativas para chegar a nichos onde sua presença ainda não é sentida”, declara. A estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, Abecs, é de que o mercado de cartões crescerá 16,9% em 2013. “As modalidades tradicionais como crédito, débito e lojas/rede já estão bastante consolidadas e buscam oportunidades em nichos ainda não explorados”, diz. No caso de cartões do varejo, o executivo destaca que eles têm função de inclusão do consumidor de baixa renda no mercado de crédito. “Além disso, tem um papel educativo, uma vez que esses cartões são muitas vezes emitidos para pessoas que não tem conta bancária, pois é com eles que as pessoas começam a fazer suas primeiras transações  com crédito”, justifica. 
 
Para Castilho, indústria de meios eletrônicos de pagamento é uma das mais dinâmicas da economia brasileira e está sempre experimentando mudanças para se adequar às exigências e ao crescimento do mercado. “Nos últimos anos podemos destacar, por exemplo, a migração da tarja magnética para o chip, que aumentou a segurança e a usabilidade dos plásticos e mais recentemente, há cerca de três anos, houve a quebra da exclusividade para a captura das transações. Essa ultima mudança está começando a render seus primeiros resultados agora, com o surgimento de novas empresas para concorrer no segmento de adquirência. O aumento da concorrência certamente trará ganhos para todo o mercado”, diz o executivo. 
CARTÕES PRÉ-PAGO
As iniciativas que visam desenvolver cartões pré-pagos ganham destaque, na visão de Castilho, já que permitem que eles sejam cada vez mais usados por aqueles que não possuem conta em bancos. “Além disso, os projetos que trazem mobilidade e  o pagamento sem contato ao mercado também se destacam, pois agregam a possibilidade de inserir os micro pagamentos no mercado de cartões”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima