O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Ganho de eficiência



Na crise econômica do final de 2008, quando análises mostraram que haveria dificuldades no cumprimento de metas de venda de produtos financeiros, especialmente empréstimos pessoais, a Credicard Financiamentos precisou buscar uma solução para impulsionar os negócios. A empresa encontrou a resposta em conjunto com o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), da Associação Comercial de São Paulo, e com a Stone Age tech, desenvolvedora de soluções para gestão de bancos de dados corporativos. Batizado de “Ganho de eficiência em ano de crise”, o projeto teve como estratégia a criação de modelos customizados de predição de risco e de propensão ao consumo, com o uso da base de dados do SCPC, enriquecida com informações da financeira.

 

Foram utilizadas técnicas combinadas de clusterização e regressão, buscando o modelo mais eficiente e rentável com a rapidez necessária para minimizar os impactos previstos. O projeto possibilitou o cumprimento das metas de vendas da Credicard, diminuindo em R$ 7 milhões o custo total de vendas e incrementando, em média, em 300% a taxa de resposta da operação, quando comparado a um grupo de controle. “O caso mostra a importância, em uma relação B-to-B-to-C, do fornecedor se preocupar com o cliente do seu cliente, prevendo e antecipando a busca de soluções para situações críticas”, comenta Waldomiro Rodrigues, diretor de planejamento da Stone Age.

 

“Este trabalho só foi possível com a união de áreas que normalmente possuem objetivos individuais antagônicos, as áreas de Risco e de Vendas, e com suporte adequado, aplicando conceitos de CRM e DBM, para reverter situações adversas e obter grandes resultados”, completa Rodrigues. O executivo explica que os resultados permitiram que a Credicard tivesse desempenho contrário ao movimento de desaceleração de seus concorrentes, mantendo o mesmo nível de empréstimos pessoais em época de crise financeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima