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Inadimplência do consumidor cai em julho



Segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, a inadimplência do consumidor registrou queda de 1,5% em julho contra junho deste ano. Desde 1999, está é a segunda vez que o mês de julho registrou variação negativa. Em julho de 2005, contra o mês anterior (junho de 2005), a queda foi de 3,9%, sendo também a segunda queda mensal consecutiva do indicador, pois em junho deste ano (na comparação com maio de 2012) a queda foi de 0,5%.


De acordo com os economistas da Serasa Experian, em julho, normalmente a inadimplência do consumidor cresce por conta das compras parceladas do Dia das Mães, do Dia dos Namorados e dos gastos com as férias escolares. Este ano, no entanto, a inadimplência registrou queda, devido ao recuo no comprometimento da renda, aos juros mais baixos e aos lotes recordes de restituição do Imposto de Renda que colaboraram para o pagamento de dívidas, evitando a expansão da inadimplência naquele mês.


As dívidas com os bancos também colaboram para a queda do indicador em julho, com variação negativa de 4,0% e contribuição negativa de 1,9 p.p. As dívidas não bancárias, tais como: cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviço como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água, também ajudaram para o queda do índice com variação negativa de 0,8% e contribuição negativa de 0,4 p.p. Já os títulos protestados e os cheques sem fundos tiveram variações positivas e contribuíram para que a inadimplência do consumidor não caísse ainda mais em julho.

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