Inadimplência do consumidor cai em março

0
0



A inadimplência do consumidor registrou baixa de 11,95% em março de 2012, na comparação com o terceiro mês de 2011, segundo dados do SPC Brasil, Serviço de Proteção ao Crédito. É a primeira queda do indicador desde janeiro de 2011 (comparação mês contra igual mês do ano anterior), quando houve retração de 10,09%. No acumulado do ano, devido à forte queda na comparação entre março de 2012 contra março de 2011, a inadimplência opera em baixa de 3,51%. Contudo, a estimativa é que a inadimplência feche o ano com elevação de 5,34%.

 

O recuo de março é apontado pela CNDL, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, como uma acomodação natural da curva de crescimento da inadimplência, em decorrência do cenário econômico de moderação deste início de ano, e o peso menor dos juros no custo de empréstimos e financiamentos de bens no comércio, em função das taxas de juros mais baixas.

 

Em relação às consultas no SPC Brasil, que refletem em certa medida o nível de atividade no varejo, março apresentou alta de 10,36% ante o terceiro mês de 2011. Na comparação com fevereiro, as vendas a prazo mostraram elevação de 22,25% e no acumulado do ano cresceram 5,83%.

 

Os números de cancelamento de registros cresceram 8,47% em março deste ano ante o mesmo mês de 2011. Na comparação com fevereiro, sem ajuste sazonal, os cancelamentos aumentaram ainda mais (13,85%). No acumulado do ano, a recuperação de crédito registra alta de 1,14%.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorA origem da palavra rubrica
Próximo artigoVault reformula site