O fantasma do absenteísmo

0
9
Ter funcionários desmotivados é o pior pesadelo de uma empresa. Para evitar um alto índice de absenteísmo, as companhias trabalham diariamente para incentivar seus colaboradores e não encarar a falta como um problema. Para Simone Vicentini, diretora da Flex Empresarial, o papel da empresa é entender isso como uma necessidade natural do funcionário e oferecer ajuda de um profissional caso seja necessário. “Se identificamos problemas e o profissional desejar, a empresa disponibiliza a ajuda de um coach para acompanhamento”, afirma.
Segundo Francisco Pereira, CEO da Agyx Cobranças, realizar atividades motivacionais como palestras e oferecer gratificações também pode estímular esse profissional. “Pelo menos uma vez por semana interagimos com o funcionário e os envolvemos nos resultados diretos da empresa. Oferecemos almoço coletivo por conta da empresa para aquele grupo de se destacou, além de apuração de metas com o objetivo de compensar os melhores colocados”, explica. Nesse sentido, Pereira acredita que também vale treinar bem os supervisores da empresa, já que eles acabam sendo exemplo para os seus subordinados. “O supervisor deve se apresentar como um espelho e interagir sempre com os liderados. Treinamento e interação constante com o grupo demonstrarão respeito e admiração, enterrar de vez o ´faça o que eu digo´ e adotar ´faça o que eu faço´”, comenta.
Outra saída para motivar os funcionários, evitando faltas frequentes, é o feedback, na opinião de Alex Sandro Pinho, gerente de operações da Support Cred. Ao sentirem que tem voz ativa dentro da empresa, colaboradores se sentem mais felizes no ambiente de trabalho e são mais produtivos. “Essa troca com o colaborador tem um peso muito grande, onde buscamos receber todas as informações das situações do dia a dia e como podemos melhorar cada processo para os colaboradores do atendimento direto, clientes e supervisão”, comenta. Segundo Simone, para a prática do feedback, é indispensável eleger coordenadores com sensibilidade humana e disponibilizar cursos específicos. “O coordenador tem como regra eleger grupos diferentes semanalmente para feedback. O objetivo é escutar e pontuar com sensibilidade as dificuldades apresentadas”, salienta.
Assim, o funcionário precisa entender seu papel dentro da empresa e saber que suas opiniões sempre serão respeitadas por seus superiores, apesar de ter metas a cumprir, segundo Pinho. “A pressão por resultados sempre existirá, mas buscamos criar um ambiente agradável, onde o colaborador entende que a empresa buscará sempre fornecer ferramentas que venham a ajudá-lo a concretizar sua meta. O colaborador tem que saber que é uma peça importante na empresa, e que suas ações podem beneficiar diretamente no crescimento da empresa e consequentemente no seu próprio crescimento”, conclui.

E na sua opinião, como evitar um alto índice de absenteísmo? Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

Leia também as matérias exclusivas do especial:
Supervisores são treinados para fornecer feedback e assim motivar colaboradores
Empresa disponibiliza coaches aos funcionários para minimizar problema de absenteísmos
Oferecer recompensa, como saída antecipada, pode reduzir falta de funcionários