Aproveite. Ainda dá tempo de inscrever seu case

O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

O preço de mercado do dinheiro

Acompanhe a entrevista com Eduardo Coutinho, coordenador da graduação de administração do Ibmec de Minas Gerais. Durante o bate- papo ele fala sobre o que originou e os reflexos da queda das taxas de juros e seu impacto no comportamento dos consumidores. 
Qual a importância da taxa de juros para a economia brasileira?
A taxa de juros representa o preço de mercado do dinheiro, consequentemente, mudanças na taxa de juros alteram o comportamento dos indivíduos frente a decisões de consumo e poupança.
Por que as taxas de juros dos cartões de crédito sempre foram tão altas? Existe alguma razão específica para isso? Se sim, qual?
Quando um usuário do cartão não paga integralmente a fatura, a administradora do cartão toma dinheiro emprestado no mercado financeiro para cobrir a diferença. Tendo em vista o alto risco desse tipo de operação, as taxas de juros são elevadas.
Se já tivemos altas taxas e hoje vemos que as mesmas podem sim, ser menores, existe de fato, a necessidade de terem sido sempre tão altas? Podemos entender como abusivas?
Não há parâmetros para se atribuir a uma taxa de juros o caráter de abusiva. As pessoas são livre para tomar ou não dinheiro emprestado. Assim, diante de taxas de juros altas cabe ao consumidor não aceitá-las e não tomar crédito. Além disso, o nível das taxas de juros básicas é definido em função do controle da inflação.
De que maneira os cortes das taxas de juros impactam na economia brasileira?
Os cortes incentivam as pessoas a fazerem compras a prazo, o que aumenta a demanda potencial por bens duráveis e serviços.
 O que originou a necessidade de reduzir as taxas de juros?
A queda no nível da atividade econômica.
Neste momento, quais são as vantagens dessas medidas tanto para a economia, quanto para as instituições financeiras?
Para a economia, espera-se um incremento da atividade econômica. Para os bancos isso pode representar queda na inadimplência.
 
E, em longo prazo? Como sustentar a economia com estas quedas nas taxas de juros?
Não há como sustentá-la. Tão logo haja recuperação da economia a inflação vai subir e com isso haverá necessidade de elevação da Selic.
Diante dos altos índices da inadimplência, para as empresas, quais são os riscos ao reduzirem as taxas de juros?
As condições de crédito ficarão mais favorecidas, o que pode incentivar as pessoas a tomar mais crédito. Por outro lado, o custo menor do financiamento pode proporcionar melhores condições de pagamento para os devedores.
Podemos entender que a queda das taxas de juros é uma tendência que veio para fica, ou é algo passageiro, uma medida pontual?
Trata-se de uma medida pontual. Com a recuperação do nível de atividade econômica a inflação vai se elevar e a taxa de juros será ajustada para cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima