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Ops, preparado para mudar?

Em tempos onde o índice de inadimplência cresce devido à crise financeira que o País enfrenta, as recuperadoras de crédito estão com tanto trabalho quanto nunca, principalmente porque a maioria desses clientes não tem como quitar as dívidas. É nesse momento que algumas métricas podem apresentar quedas. Além disso, existe uma cobrança por parte dos clientes em se modernizar e aderir a tendências tecnológicas. Mas como inovar em um setor tão tradicional? “É essencial que todo processo de inovação, tenha o engajamento de todos os níveis hierárquicos para uma mudança efetiva. Essa é à base do movimento de ´Change Management´(gestão de mudança), uma vez que os verbos ´inovar´ e ´mudar´ estão relacionados entre si. O RH sempre deve estar ao lado dos líderes na orientação e condução para a inovação”, explica Hedfran Frejat Fernandes, gerente executivo de RH da Intervalor. 
Assim, enquanto os diversos setores da empresa se mantém focados nos números e resultados, o RH tem o dever de quebrar esse paradigma e apresentar outras soluções – como buscar o desenvolvimento das pessoas e libertar seu senso crítico -, para que se crie uma cultura de comunicação e os funcionários sintam-se à vontade para sugerir ideias e melhorias nos processos, pontua Douglas Pereira, proprietário da Douglas Pereira Coaching & Consultoria. Com isso, os gestores e líderes terão acesso a informações que, muitas vezes, só passam pelos colaboradores que estão na base da operação, os quais, em sua maioria, são jovens da geração Y e possuem afinidade com esse mundo novo de tecnologia, bem como a relação dos clientes com eles.
Dessa forma, o setor de RH se torna tão imprescindível como nunca dentro das recuperadoras, já que será ele a amparar o líder, que é quem vai transmitir energia aos colaboradores, além de perceber, durante a relação com os funcionários, quem está mais engajado ou quem precisa de ajuda. “É primordial a disseminação de uma mudança de cultura realizada por meio dessa parceria RH e líderes. Desde que alinhados ao mesmo objetivo e disciplinados com o processo, os colaboradores visualizam esse brilho nos olhos expresso por seus líderes e pela área de RH”, conclui Maria Aparecida Frezzi Vidal, gerente de Recursos Humanos da Siscom.

Como o RH e o líder podem ajudar as empresas de cobrança a inovar? Deixe a sua opinião na enquete do Portal Crédito e Cobrança.

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