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Recuperação de crédito com SMS



A SystemCred, empresa especializada em processos de cobrança de créditos inadimplentes, optou pela mobilidade quando precisou melhorar o desempenho das equipes e, ao mesmo tempo, reduzir os gastos com telefonia. A opção pelo aplicativo de Serviço de Mensagens Curtas (SMS) da Okto aconteceu em 2003, com o objetivo de atender essas duas demandas, além de apostar no alto índice de leitura e na facilidade de atingir simultaneamente um grande número de clientes.

 

“O SMS tem se consolidado como uma ferramenta de inteligência estratégica para relacionamento com o cliente. A informação chega rapidamente aos usuários e estimula uma ação imediata”, comentou a CEO da Okto, Ann Williams, a respeito da eficiência da ferramenta. Essa ação mencionada pela executiva tende a diminuir o ciclo de cobrança, cumprindo não só quitação da dívida, como também auxiliando no retorno do consumidor ao mercado.

 

Com 200 posições de cobrança, atuando em dois turnos, a SystemCred faz a gestão de doze carteiras, compostas por lojas de varejo e bancos. Pelo volume de mensagens trafegadas via telefone celular, cada comunicado representa menos da metade do valor unitário gasto pelo em ligações de telefone fixo para um aparelho móvel, operações que podem custar de R$ 0,50 a R$ 0,63, considerando-se ligações locais e DDD.

 

De acordo com o sócio-gerente da SystemCred, Faustulo Machado Pedrosa Júnior, cerca de 80 mil mensagens são enviadas por mês. O mailing list da empresa conta com mais de um milhão de cadastros, predominantemente de pessoas físicas, da classe C. A aderência da ferramenta a esse público é atestada pela pesquisa sobre Tecnologia da Informação – Domicílio e Usuários, realizada pelo Centro de Estudos Sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), segundo a qual 49% desse público utiliza o telefone celular para mandar e/ou receber SMS.

 

Os índices de retorno também favorecem o uso da ferramenta. “Ao enviar mensagens de texto para o celular, pelo menos 10 % dos usuários entram em contato com a empresa”, destacou o sócio-gerente da SystemCred. De acordo com ele, esse retorno é bem expressivo no segmento de cobranças. Em carteiras de médio e longo prazo, com ticket médio de R$ 100,00, o processo precisa ser feito em larga escala, uma vez que a SystemCred trabalha com elevados volumes de títulos. Os operadores são liberados para outras cobranças, enquanto parte dos contatos é acionada via mensagens no celular.

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