Recuperação de crédito registra recuou 1,7%

0
2



A Boa Vista Serviços divulgou que o indicador de recuperação de crédito, obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes, retraiu 1,7% em relação a setembro, descontados os efeitos sazonais. Apesar da queda, o indicador apresenta tendência de crescimento, acumulando nos últimos doze meses 15,2% mais exclusões do que nos dos doze anteriores. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, o indicador de outubro se mostra 18,3% maior que o do mesmo mês do ano anterior. A expectativa da empresa é de manutenção da tendência de crescimento do indicador, porém de forma mais tênue. Estimativas da Boa Vista Serviços indicam uma variação acumulada em 2012 de 12%, quando comparado a 2011.

 

A região Sudeste apresentou a maior queda na comparação com as outras regiões, declinando 2,7% em relação a setembro, expurgados os efeitos sazonais. No período de novembro de 2011 a outubro de 2012, a maior alta acumulada é a da região Centro Oeste (17,8%), seguida da Sudeste (15,5%), em comparação ao intervalo entre novembro de 2010 e outubro de 2011.

 

O indicador que considera apenas a recuperação de crédito no varejo apresentou elevação de 3,8% frente a setembro após ajuste sazonal. O menor crescimento foi observado na região Sudeste (1,6%) no mesmo período de comparação. Apesar deste resultado mensal, o Sudeste ainda é a região que acumula maior alta nos últimos doze meses em relação aos doze anteriores (24,2%). Comparando-se a outubro de 2011, o indicador do varejo mostra expansão de 21,8%.