Sucesso, eis o único foco!

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A área de recursos humanos é fundamental para os resultados de qualquer empresa. E, com o tempo, as companhias têm percebido isso de forma mais clara. Tanto é que tem ganhado cada vez mais espaço ter o setor com foco no negócio, por trazer mais eficácia e resultados positivos. Para Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred, para que os resultados positivos sejam atingidos junto aos colaboradores, a empresa deve apoiar o trabalho do profissional de RH. “Buscamos apoiar todos os procedimentos, fornecemos toda infraestrutura necessária para que o gestor desenvolva da melhor forma possível seu trabalho e buscamos sempre atualizar seus conhecimentos com as melhores práticas de gestão de RH no mercado”, comenta. 
Ter um RH com foco no negócio, de acordo com Marcos Ariante, diretor executivo de Recursos Humanos da Localcred, é atuar para estabelecer ações concretas, novas filosofias de trabalho e cuidar dos resultados por meio das pessoas. “Muitas vezes se torna necessária a mudança de procedimentos, padrões, culturas que o tempo vai ditando e ficando ultrapassadas, o RH deve estar atento as novas ferramentas que contribuirão para a estratégica do negócio”, explica. A analista de RH do Grupo KSL, Ana Paula Zaqueu, acrescenta que trabalhar essa área com esse foco é também buscar desenvolver o colaborador no segmento, com a filosofia da empresa e que ele entenda a importância dos clientes e que trabalhe sempre para superar expectativas. “Além de buscar reter talentos, por meio de evolução profissional interna, buscamos desenvolver novos talentos. Para isso, temos ferramentas de coaching com os líderes e colaboradores, treinamentos específicos para as áreas onde o colaborador irá atuar avaliações e feedbacks constantes, entre outros”, explica.
Quando falamos da área de cobrança, esse foco se torna ainda mais necessário, segundo Sônia Nakabara, diretora de operações da Avance RH, por se tratar de um segmento onde as pessoas já “torcem o nariz” quando recebem uma ligação sobre cobrança. “Para a empresa de cobrança ter uma política de RH estruturada com a estratégia do negócio da empresa, só tem a ganhar, onde os seus recursos humanos estarão integrados para o alcance do objetivo da empresa”, explica. Além disso, a especialista acredita que, com o intuito de gerar resultados, é essencial que o RH conscientize os gestores das empresas. “O RH deve mapear as necessidades dos gestores e conscientizá-los da importância de que cada ação a ser tomada tem como finalidade gerar um melhor ambiente de trabalho, crescer na produtividade e na qualidade não somente para ele, como para empresa como um todo”, afirma.
De acordo com Ariante, no entanto, os desafios para os profissionais de RH, ainda está na resistência à mudança, que devem ser superados para que a empresa alcance os objetivos. “Culturas organizacionais envelhecidas e níveis de conhecimento variados são alguns dificultadores, mas a vontade e o compromisso superam estas questões quando determinadas na busca dos objetivos maiores da organização”, afirma.
E na sua opinião, quais os principais benefícios de ter um RH com foco no negócio?Deixe a sua opinião na enquete do portal Portal Crédito e Cobrança.

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