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Uma mãozinha nas vendas

Um dos setores mais afetados pela crise econômica que atinge o Brasil este ano é o mercado automobilístico. De acordo com pesquisa da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, divulgada no início de setembro, a venda de veículos teve uma retração de 23,9% em agosto, em comparação com o mesmo mês do ano passado. A concessão de crédito mais restrita, aliada à insegurança do consumidor, tem travado a venda com financiamentos convencionais e levado o brasileiro a optar pelo consórcio. Porém como tirar proveito desse modelo da melhor forma possível?
De olhos bem atentos ao panorama do mercado em que está inserida, a Sigma Soluções concentrou esforços no desenvolvimento de um novo serviço para o setor de consórcios. Em parceria estratégica com a Univoz, a empresa elaborou um produto para o mercado, com foco no desenvolvimento de pessoas, processos e modelos de gestão. A novidade foi apresentada na 25ª ExpoFenabrave, que acontece de 15 a 16 de setembro, em São Paulo. Chamado de Mentoring Solution Consórcio, o programa tem como objetivo fazer com que a experiência de profissionais com longa vivência no segmento de consórcios e na área de relacionamento com cliente seja transmitida para as empresas que estão dispostas a revisar conceitos, colocando mais foco no consórcio como forma de venda de seus veículos e como fonte adicional de receitas.
As ações serão totalmente customizadas para cada cliente, de acordo com seu segmento de mercado e forma de atuação, sejam empresas ou organizações que atuem direta ou indiretamente no setor automotivo. Para isso, o programa parte da elaboração de um diagnóstico, onde a empresa expõe, por intermédio de um questionário, qual a sua realidade e dá alguns dados com relação ao seu histórico relacionado ao produto consórcio.
A partir desse ponto, são elaboradas sugestões de melhorias, ficando a critério do cliente por implementar as recomendações com recursos e equipe própria ou utilizar o processo de mentoring. Se a opção for pela segunda, ele pode contratar o programa em módulos ou completo. Esses módulos vão desde o processo de elaboração de estratégias para comercialização e retenção de clientes até a capacitação da frente comercial, passando por várias ações. “O diferencial é que todos esses trabalhos podem ser feitos de forma presencial ou remota, pois temos um grupo de profissionais, os mentores, que são capacitados para prestar serviço de orientação via telefone ou conference call, minimizando os custos”, explica Consuelo Amorim, presidente da Sigma.
As abordagens sistêmicas vão agir na correção dos fatores operacionais que impactam na produtividade. Segundo Maria Edna Souza Lima, consultora da Univoz, o objetivo é mostrar para as empresas como elas podem melhorar os resultados de forma rápida, aumentando as vendas de consórcio nos distribuidores do setor automotivo. “Com essa solução, vamos muito além da oferta de treinamento. Oferecemos estratégias, análises de resultados, formação de multiplicadores e muitos outros serviços”, acrescenta.

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