Unir o útil ao agradável?

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As organizações têm reconhecido cada vez mais a importância dos treinamentos e investido fortemente neles. Quando falamos do mercado de cobrança, onde é essencial ter colaboradores bem preparados, além do treinamento presencial, o on-line, também pode ser uma ótima oportunidade. De acordo com Alfredo Castro, sócio diretor da MOT Treinamento e Desenvolvimento Gerencial, o uso do e-learning vem para auxiliar as empresas a conciliar os dois tipos de treinamentos. “Combinar o melhor dos mundos. Você tem atividade presencial agregada com as ferramentas tecnológicas, e isso é o ideal”, afirma.
Entre as diversas vantagens do e-learning, a central, segundo Castro, é a flexibilidade de horário que o treinamento oferece, o que é muito importante principalmente dentro do mercado de cobrança. Além disso, também constrói um conjunto de habilidades e competências que vão ser treinadas, com o colaborador absorvendo exatamente o que precisa.  “As ferramentas tecnológicas são o que há de melhor em termos de conhecimento. Para uma pessoa que trabalha na área de cobrança, a informação certa, no momento certo, no momento que ela pode realmente adquirir essa informação”, comenta.
Para Castro, no entanto, alguns fatores, como o cultural, ainda geram alguns desafios para implantar esse modelo de treinamento no mercado. “As pessoas muitas vezes precisam de um método de treinamento mais convencional. Elas não sabem estudar, avaliar, e se desenvolver sozinhas”, explica. Além disso, na opinião do especialista, esse mercado ainda não se deu conta dessa importância e que ainda há muita oportunidade nesse sentido, mas essa não deve ser uma realidade por muito tempo. “Algumas empresas já perceberam essa vantagem, outras não. Essas que ainda não perceberam ainda, com toda certeza, nos próximos três para cinco anos, adotarão esse processo. Se não antes”, esclarece.