Uso do crédito por consumidores deve crescer



A conclusão da pesquisa “Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012”, realizada pela Acrefi e pelo Instituto Data Popular, de que mais da metade dos brasileiros (61%) pretende realizar compras a prazo em 2012 revela que a demanda por crédito de consumo continua alta no Brasil. “Mesmo com a dificuldade de pagamento de dívidas iniciada a partir da forte contração do ritmo de crescimento da economia em 2011, o brasileiro quer poder continuar a ter um padrão de consumo e de vida mais compatível com o desenvolvimento do país e de sua ascensão em termos de emprego e renda”, explica o economista-chefe da Acrefi, Nicola Tingas.

 

“Na prática, o atual momento de ajuste da economia não inibiu que em breve, quando da retomada do crescimento econômico com mais vigor, o consumo e utilização de crédito continuem a crescer”, acrescenta, apontando para o aumento no uso do crédito imobiliário, para compra da casa própria.

 

Em poucos anos, a relação crédito/PIB que hoje é próxima a 50% deverá alcançar patamares em torno de 70 a 80% do PIB, na previsão do economista. “Melhor ainda é a perspectiva de que essa demanda adicional ocorra com maior tranquilidade, sem os sobressaltos que alguns mais endividados tiveram em 2011 e 2012”, comemora. Para Tingas, o consumidor brasileiro aprendeu rapidamente a usar o crédito e manejo das finanças pessoais com consciência, melhorando a satisfação e necessidade de consumo com maior equilíbrio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima