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A arte do networking



Antes, eram as comunidades do Orkut. Aí passou pelo Myspace, pelo Facebook e por outras redes menos votadas. Atualmente, quentes em networking são o Linkedin, os blogs e o Twitter.

Você tem um blog? Mesmo que ainda não tenha um, já deve ter lido alguns blogs – com certeza, os da ClienteSA.

E twittar, você twitta? Pelo menos, deve saber que se trata de um microblog em que você segue pessoas e é seguido por elas ou por outras, uns dizendo aos outros “o que está fazendo agora”.

No entanto, sabe o que está por trás dessa onda crescente, dessa necessidade cada vez maior de montar e usar networking? Por um lado, há desconfiança em relação aos meios institucionais de comunicação. De forma difusa, mas cada vez mais forte, as pessoas conseguem identificar os interesses por trás desses meios e tendem a conferir às mensagens credibilidade muito menor, quando comparada à de não muitos anos atrás.

O motivo dos consumidores caírem de vez nos braços das mídias sociais é a surdez. Uma surdez simbólica, claro, relacionada ao fato de o mercado atualmente ter nível de ruído tão alto que as pessoas estão ficando surdas às mídias convencionais.

Experimente contar quantas mensagens você recebe por dia. Acompanhe o raciocínio. Você acorda, liga a televisão, folheia um jornal e, às vezes, uma revista enquanto toma o café da manhã. Depois entra no carro e liga o rádio. Lá fora, há cartazes e pichações.

O que sobra? Uma ou outra mensagem pode até ter lhe chamado a atenção. Mas e sua credibilidade? Talvez haja alguma se o remetente for uma marca de sua predileção. Já uma newcomer tem muito pouca chance. A não ser…

A não ser que você receba indicação desse novo produto ou serviço. Seja de um conhecido, seja a opinião de um desconhecido postada on-line. Isso mesmo, a Nielsen descobriu que as pessoas confiam principalmente em recomendações de conhecidos e em opiniões postadas on-line (leiam no meu blog).

Pegue o exemplo do Obama. Um obscuro senador, negro, de repente, surfa a nova onda e de indicação em indicação, de comunidade em comunidade, de blog em blog, de twitter em twitter, se transforma em presidente dos Estados Unidos.

Networking é o nome do jogo no momento, pode apostar nisso. E quem souber jogá-lo, potencializando indicações e recomendações, com certeza vai ganhar muitos novos e bons negócios.

Até a próxima.

Fernando Guimarães é especialista em marketing de relacionamento e branding. Atualmente, dirige a área de marketing da Gradual Investimentos. ([email protected])

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