A importância de uma excelente formação acadêmica X A forte experiência profissional focada em resultados

0
1

Há alguns anos (não muitos!), o mercado de trabalho valorizava sobremaneira quem possuia um diploma universitário, bons conhecimentos em informática e língua inglesa. Era incomum encontrar profissionais que reunissem os três quesitos. Nos dias atuais, até para um simples estágio são absolutamente normais estas exigências sendo que, a proficiência em inglês e o domínio em informática são condições básicas!


O que dizer sobre as pós-graduações e as certificações em MBA? Atualmente já são também commodities. E desta maneira, começamos a nos deparar com um real problema: a formação acadêmica é mais importante que a experiência profissional? Os graduados em cursos superiores imediatamente matriculam-se em MBAs e cursos de pós-graduação, por vezes sem nenhuma prática ou atuação profissional!


Será que sabem qual é seu caminho? Será que o mercado não está super-valorizando diplomas? E estes, por quais escolas/instituições são emitidos? Muitos novos estabelecimentos de ensino estão estruturados com professores que, realmente são profissionais renomados e muito bem preparados para segmentarem, com maestria, suas experiências de sucesso? Quando a oportunidade aparece, o mercado naturalmente é ágil para suprir “necessidades”!


Qual é a real receita de sucesso em nossos gerenciamentos de carreira? Nada substitui uma boa e consciente formação e ……… nada substitui a experiência profissional de um real talento.


De nada adianta obter muitas certificações e não ter absolutamente nada a apresentar como resultados focalizados em experiência, e estes, são frutos de atuação e aprendizado práticos, decorrentes de atuação profissional. Assim, só o tempo e a maturidade nos conferem este aprendizado.


O grande risco é acreditar que qualquer tipo de certificação, de qualquer instituição, vai nos levar à ascensão profissional. Isto não existe. Os verdadeiros cursos de pós-graduação e MBAs nos possibilitam muitas vantagens competitivas além de uma excelente formação adicional. Existe a troca de experiências entre os executivos, o networking, a criação de novos segmentos de negócios empresariais mediante a convivência com outros exemplos vivenciados semanalmente e a inspiração para novos horizontes. E isto para não mencionar o real convívio com os professores dedicados, que sempre oferecem individualmente – quando solicitados – valiosos conselhos profissionais e estratégicos, decorrentes de suas excepcionais experiências pessoais. Estas são algumas das enormes vantagens que podemos obter com uma formação acadêmica progressiva, se realmente soubermos onde estudar e onde lecionar!


Se existe esta boa oportunidade, escolha uma escola de renome que lhe ofereça o que há de melhor. Este preparo será demonstrado em sua atuação profissional, consequentemente, se este for seu real talento. Não pague por um certificado ou simplesmente não os colecione.


Dois ditados antigos e muito sábios permeiam minha vida pessoal e profissional e gostaria de compartilhá-los com todos: “Você pode enganar algumas pessoas, durante algum tempo, mas não todas o tempo todo………”
“Se você realmente ama o que faz, nunca precisará trabalhar nenhum dia de sua vida!”


E finalmente o meu conselho para você: seja sempre uma real solução em qualquer segmento que estiver atuando. Este é seu real valor competitivo!


Denise von Poser, professora de CRM do MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e diretora de Relacionamento da Partners Consulting. Email: [email protected]