A leitura da evolução, nos casos vencedores



“As expectativas são as melhores possíveis”, refletiu Efraim Kapulski, presidente da Abemd, Associação Brasileira de Marketing Direto, antes da festa de entrega dos troféus do 18º Prêmio Abemd. Com um detalhe. “Este ano foi o melhor em diversidade e qualidade dos cases. Nunca tantas e tão distintas empresas participaram de nossa premiação, uma demonstração inequívoca da força do prêmio, do marketing direto e da Abemd”, completa Kapulski. O evento mostrou o avanço das práticas de marketing de relacionamento no País, inclusive com o amadurecimento do uso das mídias digitais. “O prêmio é um importante termômetro para identificar tendências e apontar caminhos para o mercado”, revela Mauro Segura, diretor de marketing e comunicação da IBM Brasil.


A premiação, realizada no início de maio, no HSBC Brasil, em São Paulo, conferiu troféus de ouro, prata e bronze aos melhores nas especialidades Campanha/Programa, Call Center/Contact Center, CRM/DBM e Digital. As grandes vencedoras da noite foram a Contax, que levou para casa nove troféus, sendo quatro de ouro, a R/GA com seis, desses, também, quatro de ouro, a Editora Abril, com nove, sendo três de ouro, a E|ou, com sete e também, três de ouro e a Sunset, com dez troféus, sendo dois de ouro. “O reconhecimento é a comprovação de que estamos no caminho certo, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do mercado, de forma criativa, inovadora e na vanguarda das tendências mundiais”, comemora o presidente e CCO da Sunset, Guto Cappio. Na mesma linha, o sócio-diretor de criação da E|ou, Eduardo Rodrigues, como o Prêmio Abemd é pautado principalmente nos resultados, cada troféu recebido é uma reafirmação da qualidade do trabalho desenvolvido. “Para nós, do segmento, é uma dupla conquista. Um troféu da Abemd é a coroação de um trabalho bem feito”, acrescenta.


E, mais uma vez o momento de maior expectativa foi o final da noite, com as entregas das premiações especiais. As Agências do Ano foram Contax (especialidade Call Center/Contact Center), MarketData (especialidade CRM/DBM), R/GA (especialidade Digital) e E|ou (especialidade Campanha/Programa). O mais novo integrante do Hall of Fame é Vicente Argentino, atual diretor comercial da Alphabase, consagrado por sua colaboração para o mercado. O Melhor dos Melhores na especialidade Call Center/Contact Center ficou com a Contax e na especialidade CRM/DBM a Oi foi a vencedora, enquanto a R/GA conquistou na especialidade Digital e a E|ou na especialidade Campanha/Programa. Já os prêmios de Criação foram para Giovanni+DraftFCB e Sunset. Durante a cerimônia foram anunciados ainda os vencedores do Prêmio Correios, por melhor uso da mídia postal: Editora Abril, Credicard e Sunset.

Coroações
Indo além do reconhecimento das melhores estratégias de marketing direto, o Prêmio Abemd também impulsiona a atividade e as empresas, como avalia Juarez Soares, diretor comercial da CSU Contact, que recebeu dois troféus. Para ele, a importância é tão grande que ultrapassa uma simples exposição de marca ou um mais um troféu em sua galeria. “Como já recebemos o prêmio da Abemd nos últimos anos, sabemos muito bem como uma empresa vencedora é vista pelo mercado, pelos clientes e por seus próprios colaboradores. É um selo de qualidade do nosso sucesso”, explica. A opinião é compartilhada por Guilherme Gazeti, diretor comercial da Alert Brasil, que foi reconhecida com um troféu. “Prêmios como esse são importantes, pois trazem reconhecimento pela dedicação nos trabalhos realizados, visibilidade, além de possibilitar desenvolvimento de novos negócios”, avalia. Para Gazeti, a premiação agrega valor à marca, fortalece a credibilidade e a ratificação de que a empresa trouxe ótimos resultados para o parceiro. “Ganhar prêmios para a ACSP aponta que estamos trabalhando na direção certa e da maneira mais eficiente. Além disso, mostra que estamos buscando uma posição diferenciada no mercado, através de técnicas de comunicação de última geração”, salienta também Rogério Amato, presidente da ACSP, Associação Comercial de São Paulo, que também foi premiada.


Mas, a conquista de um troféu revela, também, a preocupação cada vez maior das empresas em estabelecer um relacionamento mais próximo com os clientes. É o caso da GVT, reconhecida no Prêmio Abemd. A operadora considera o relacionamento com os clientes estratégico para o sucesso do negócio e o uso correto das ferramentas de relacionamento é a chave para promover uma experiência positiva, segundo Ana Luiza Vieira Whittaker, diretora de Comunicação e Relacionamento da GVT. “O reconhecimento do mercado é positivo, pois temos uma certeza dupla de que estamos no caminho certo. Primeiro por acreditar no relacionamento para aumentar  a receita de todas as formas, e segundo, porque se o mercado está reconhecendo significa que foi bem feito. A experiência positiva gera clientes mais engajados”, acredita. Na agência Rapp, que conquistou dois troféus, não é diferente. “Prêmios são sempre muito bem-vindos e esperados, mas, para nós, são bem mais do que isso. É o reconhecimento do mercado ao trabalho que desenvolvemos na construção de marcas e no relacionamento destas com os consumidores”, resalta Abaetê Azevedo, CEO Brasil e América Latina da Rapp.


Os avanços
Dentro dessa busca, a própria atividade de marketing direto tem avançado, seja em novas formas de se relacionar com o cliente, ou mesmo na consolidação de velhas práticas. Neste sentido, Andrea Vianna, gerente de relacionamento corporativo da comunicação institucional da Petrobras, que também recebeu troféu, vê um mercado maduro, bem desenvolvido e com grande potencial de expansão para os próximos anos. “Entendemos que o marketing de relacionamento está em expansão, tendo em vista a necessidade crescente das empresas de olhar para o indiví¬duo, levando informações diferenciadas e com maior foco e valor para o conteúdo”. Quem concorda é Ronaldo Varela, diretor executivo comercial, marketing, produtos e novos negócios da Alelo, foi premiada com dois troféus. “O relacionamento no mercado brasileiro está em pleno crescimento. Para os próximos anos, esperamos que empresas que ainda não contam com programas de relacionamento implementem seus modelos em curto prazo, e as que já contam, ampliem ainda mais e/ou adotem novos modelos em suas versões on-line”, incentiva.


Tanto que uma frente cada vez mais forte nas campanhas é o uso das mídias digitais. “As ações de relacionamento, hoje, extrapolam o marketing direto convencional. Elas ganharam espaço, principalmente no meio digital, seguindo a tendência de todo o mercado”, comenta Erika Fugiwara, gerente de marketing da Gafisa, premiada com um troféu. Para Renato Ramos, gerente de marketing da Tam, vencedora de dois troféus, a força crescente de plataformas e mídias digitais como ambiente ou ferramenta de relacionamento entre marca e clientes tende a se acentuar daqui para frente. “Uma das principais decorrências disso é o enorme leque de possibilidades que se abre para o envolvimento com a marca”, conclui.

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