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A oportunidade nas datas comemorativas

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O calendário anual é recheado de datas comemorativas. Dia das mães, dos pais, dos namorados, Natal, Páscoa, além das profissões: Médico (e suas especialidades), Dentista, Veterinário, Engenheiro, Professor e assim por diante. Mais do que simples efemérides, são momentos que podem ser aproveitados para se aproximar e dar carinho aos clientes.
O varejo aproveita bem estes momentos há muito tempo. Cada data representa uma nova oportunidade de alavancar vendas. São promoções dirigidas ao tema, novos produtos lançados exclusivamente para a data, criando oportunidades de estimular o desejo de celebrar entre os consumidores e, como consequência, o consumo. Porém, lembrar dessas datas especiais não precisa ficar restrito ao varejo. Podem – e devem – ser aproveitados por todas as empresas, independente do ramo de atuação.
São várias as razões. Primeiro porque estes momentos são naturalmente carregados de boas vibrações e sentimentos, justamente por isso ajudam a criar um ambiente favorável para um contato mais pessoal com o cliente, fazendo com que ele tenha uma lembrança afetiva de sua marca. Assim, com ações bem articuladas, espera-se aumentar a fidelização e mesmo alavancar as vendas.
É importante ter em mente que vale aproveitar as oportunidades sem ser oportunista. E, se os clientes serão bombardeados com várias ações, de diversos setores e por variados meios de comunicação, então não basta fazer algo apenas porque todo mundo faz. É preciso se diferenciar e fazer bem feito.
Investir o tempo para fazer um bom planejamento é fundamental para aproveitar as datas comemorativas de forma eficaz. Trabalhando com antecedência, fica mais fácil criar mensagens de reconhecimento, além de facilitar o trabalho dos departamentos envolvidos. Além disso, é importante treinar a equipe de atendimento, que será responsável pelo contato com o cliente.
A data pode ser usada tanto para uma ação mais simples – como um cartão virtual enviado via e-mail marketing -, ou em uma campanha mais sofisticada, com o envio de lembranças personalizadas para alguns clientes. Pense de que forma as ocasiões especiais podem ser aproveitadas para melhorar ainda mais o relacionamento e a aproximação com os clientes.
Acacio Queiroz é chairman da Chubb do Brasil. Formado em Economia, pós-graduado em Finanças e com especialização em Business nos Estados Unidos. É Conselheiro certificado pelo IBGC e Fundação Dom Cabral. Membro dos Conselhos Diretor e Superior da CNseg, e participante dos Conselhos da ANSP, APTS e WTC. Participa do G100 – Grupo de Líderes e Conselho Econômico e do HSM CEO Knowledge Hub.

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