Afinal, o que é estratégia?

0
2
Quanto você já ouviu falar a palavra estratégia? Quanto às empresas tem investido neste conceito? Quantas empresas morrem por não terem conseguido comunicar sua estratégia? Aliás, o que é estratégia?
A resposta é simples: é o caminho que sua empresa ou você estabelece para alcançar seus objetivos e metas! Estabelecido o caminho, o rumo ou a direção fica fácil para que todos possam acompanhá-lo e seguir na mesma direção. No entanto, boa parte dos profissionais ainda confundem estratégia com plano de ação.
Quer um exemplo das diferenças:
Campeonato Brasileiro de Futebol
Objetivo do seu time: Ser Campeão
Estratégia: Ganhar 100% dos jogos em casa e 50% dos jogos fora de casa
Plano de Ação (Tática): esquema 4:3:3 em casa e 4:4:2 fora de casa
Na sua empresa, tente responder as questões: qual o(s) objetivo(s) de sua empresa?; qual a estratégia adotada?; e qual o plano de ação adotado? Caso tenha ficado difícil responder, é sinal que esta faltando algo.
Uma analogia. Um senhor com a idade bastante avançada vivia sozinho. Certo dia, ele queria virar a terra de seu jardim para plantar flores, mas era um trabalho muito pesado.  Infelizmente seu único filho, que o ajudava nesta tarefa, estava preso. O homem então escreveu a seguinte carta ao filho:
“Querido Filho,
estou triste, pois não vou poder plantar meu jardim este ano. Detesto não poder fazê-lo, porque sua mãe sempre adorava as flores. Esta na época do plantio, mas estou velho demais para cavar a terra. Se você estivesse aqui, eu não teria esse problema, mas sei que você não pode me ajudar, pois estás na prisão.
Com amor, Seu pai.”
Pouco depois, o pai recebeu o seguinte telegrama:
“Pelo amor de deus, pai, não escave o jardim! Foi lá que eu escondi os corpos.”
Como as correspondências eram monitoradas na prisão… às quatro da manhã do dia seguinte, uma dúzia de agentes e policiais apareceram, e cavaram o jardim inteiro, sem encontrar nenhum corpo. Confuso, o velho escreveu uma carta para o filho contando o que acontecera. Esta foi à resposta do seu filho:
“Pode plantar seu jardim agora, pai. Isso é o máximo que eu posso fazer no momento.”
Estratégia é tudo! Nada como uma boa estratégia para conseguir coisas que parecem impossíveis. Assim, é importante repensar sobre as pequenas coisas, que muitas vezes nós mesmos colocamos como obstáculos em nossas vidas.
Marcos Fabio Mazza é gerente de projetos de integração Supply & Business na Syngenta.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorDe olho lá na frente!
Próximo artigoMudança estratégica