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As mídias sociais e o marketing



Quero esclarecer a minha visão: as mídias sociais, do ponto de vista do marketing, é simplesmente um conjunto de meios de marketing direto. Poderíamos até nomeá-las de ‘resposta-direta 2.0’. Afinal, trata-se de se comunicar com pessoas cujos dados e comportamentos já são conhecidos por você, obter as respostas e medi-las.

No entanto, há quem não concorde comigo, a exemplo da turma do ‘word of mouth marketing’. Mas é necessário pensar um pouco para enxergar que não há uma disciplina exata, isto é, um corpo de conhecimento estruturado no que podemos chamar de ‘boca a boca’.

E o ‘viral marketing’? Esse é o sonho de todos, em todos os tipos de comunicação comercial: publicar um vídeo e vê-lo cair na boca do povo. Mas o fato é que ainda não se conseguiu estruturar o ‘viral marketing’, o ‘buzz marketing’ e outros que se enquadrem em um conjunto de técnicas e métodos. É semelhante a um raio em um céu sereno: pode ocorrer e é maravilhoso, mas não dá para garantir que ocorra novamente e siga um padrão. Para cada vídeo viral existem centenas e até milhares que foram criados com a mesma finalidade e, no entanto, foram esquecidos.

“Quem está ganhando mais dinheiro com o marketing nas mídias sociais atualmente está fazendo isso porque utiliza resposta-direta 2.0”, ensina o autor do livro Career Renegade, Jonathan Fields. O fato é: se o sucesso ou o fracasso de uma campanha de marketing direto depende 40% de uma lista qualificada (no caso das mídias sociais, seus fãs e seguidores), 40% de uma oferta irresistível (no caso das mídias sociais, o serviço ou produto combinado com o texto usado para promovê-lo) e 20% do formato e design ( no caso das mídias sociais, vídeo, blog, tweet, likes), como é que a receita vencedora de uma campanha de mídias sociais seria diferente?

Converter conexões de redes sociais em clientes reais deveria ser o foco de toda campanha de mídias sociais. De outra maneira, você estará simplesmente aperfeiçoando a experiência para as próprias redes sociais. Uma campanha de marketing direto bem feita envolve a identificação de seu público alvo, a criação da comunicação one-to-one atraente e uma chamada à ação que faça o público sintonizar o que meu amigo Stevan Grosval chama de ‘a rádio mais escutada do mundo’, WIIFM, a ‘What´s in it for me’.

Por isso é que cada vez mais os profissionais bem sucedidos de marketing ligam seus esforços em mídias sociais com uma metodologia de marketing direto para, estrategicamente, gerar tráfego em seus ‘funis de vendas’ e, em última estância, ROI.

Até a próxima.

Fernando Guimarães é especialista em marketing direto e marketing de relacionamento. Email: [email protected]

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